Editorial : Belo exemplo!

Na edição desta terça (15), trazemos entre outras notícias, uma matéria sobre o projeto “Andrade Verde” – que visa à revitalização florestal das margens do ribeirão do Curtume, um dos afluentes do rio Paraíba do Sul em Pindamonhangaba.

Um grupo de moradores resolveu “dar uma faxina” no local, que infelizmente pela falta de educação de outros, vivia cheio de lixos – mesmo recebendo limpeza pública. Aliás, este é um dos grandes problemas urbanos: o descarte inadequado de lixo e de resíduos, que denigrem o meio ambiente e tornam a paisagem feia. E não somente em Pindamonhangaba, mas em diversos municípios do País.

O fato é que esses moradores realizaram uma “faxina” no local – que de início recebeu roçada do matagal acompanhada da retirada de lixo. Assim, eles iniciaram a primeira etapa de renovação da área. A segunda parte do processo focou na plantação de 180 mudas de árvores que receberam do Setor de Viveiro do Departamento de Meio Ambiente.

Hoje, a área tornou-se um dos locais mais visitados e admirados do bairro. E, da plantação à manutenção, desde equipamentos até mão de obra, todo o projeto “Andrade Verde” é custeado por doações dos moradores locais – que em vez de criticar os órgãos públicos – decidiram colocar “a mão na massa” e contribuir para as ações de limpeza e de reflorestando da área do seu bairro.

Belo exemplo. Que possa inspirar outras comunidades!