Bem Viver recebe ação contra a tuberculose

Colaborou com o texto: Bruna Silva
A Prefeitura de Pindamonhangaba realiza neste sábado (23), a partir das 9 horas, uma programação com diversas atividades, no condomínio Salgueiro, no Bem Viver. O intuito é reunir a população para um momento de troca de informações e prevenção sobre a tuberculose, além de promover atividades em comemoração ao mês das mulheres.
A Secretaria de Saúde disponibilizará o ônibus da saúde para coleta de preventivos, exames de tuberculose, além da distribuição de material informativo a respeito da doença. Haverá também ações de prevenção à saúde com verificação de pressão arterial e glicemia capilar, orientação nutricional e cálculo de IMC (índice de massa corpórea).
Para deixar o momento ainda mais especial aos moradores, em comemoração ao mês das mulheres, a Secretaria de Habitação da Prefeitura, em parceria com a empresa Clarb, contratada para realizar o trabalho social com as 1536 famílias, irá realizar o “Sábado Das Mulheres no Bem Viver”. “Também iremos receber os parceiros da Embelleze, cuidando das mulheres que participam com assiduidade das reuniões sociais. Teremos profissionais para deixarem as mulheres do Bem Viver ainda mais bonitas, entre elas: designer de sobrancelhas, maquiadoras e corte de cabelos”, destaca a diretora de Habitação, Monique Mara Mimoso Dias.
O que é tuberculose?
De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. E é transmitida de uma pessoa infectada para a outra pelo ar, em situações comuns e habituais ao falar, espirrar e principalmente ao tossir.
No Brasil, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Ainda segundo o Ministério da Saúde, o principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço ou fadiga.
“Existem estudos que a cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional”, destaca o diretor do Departamento de Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.
Lamana informa ainda que a vacina BCG é a melhor forma de prevenção e é obrigatória para crianças menores de um ano de idade, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente, e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
Ações preventivas contra a tuberculose continuarão durante
a semana
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba disponibilizará durante a semana atividades contra a tuberculose nos postos de saúde dos bairros. As equipes estarão treinadas para realizar exames e identificar os sintomas de tuberculose. O horário de atendimento das unidades de saúde de Pindamonhangaba é das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.