Biblioteca do Bosque recebe workshop de redação

A oficina de produção textual “Redação Descomplicada” é uma iniciativa da Coordenação de Bibliotecas de Pindamonhangaba, da professora e escritora Eva Andrade e da Escola Estadual Ismênia Monteiro de Oliveira e tem como objetivo realizar, junto aos alunos, um trabalho de conscientização voltado à escrita persuasiva.
Ancorada nas dinâmicas discursivas do Enem, a oficina teve início no dia 19 de abril e será concluída no dia 10 de maio, perfazendo uma carga horária de 6 horas de estudo. Os responsáveis emitirão certificados aos estudantes.
Não apenas focando processos avaliativos, a oficina pretende ir além: quer empoderar os alunos e desmistificar a ideia de que escrever é chato.
Segundo Eva Andrade, que participa de bancas de correção de redações, e que recentemente publicou seu livro “Pai, eu estou aqui!”, “falar e escrever com clareza e persuasão é uma prática antiga, vem desde os gregos, mais precisamente com os sofistas, e é uma habilidade desejável no mundo em que vivemos. Porém, não estamos falando de uma persuasão falaciosa que oprime e denigre o outro por estar pautada em interesses egocêntricos e mesquinhos. Estamos falando de uma persuasão dialógica, que mobiliza o homem, democrática e politicamente, em direção ao conhecimento e ao bem!”, disse.
O planejamento da oficina inclui discussões e práticas sobre os fundamentos da persuasão, os fundamentos do texto dissertativo argumentativo, conta também com produção textual e devolutivas aos alunos, e discussão sobre temas da atualidade.

  • Oficina busca empoderar alunos e desmistificar a ideia de que escrever é chato