Biblioteca do Castolira desenvolve projeto de criatividade e autoestima

A biblioteca do Castolira realiza, desde novembro de 2017, o projeto “Menina-Moça”, para crianças e adolescentes que residem ou frequentam o bairro do Castolira e queiram se embelezar e desfrutar de um ambiente lúdico e acolhedor. Entre os objetivos do projeto estão: atrair novos frequentadores para a biblioteca; aguçar nas crianças o gosto pela leitura, propiciando a vivência num ambiente letrado, dando oportunidade para que utilizem sua capacidade de fantasiar; melhorar a autoestima dos participantes através do lúdico; estimular a criatividade, a socialização e imaginação.
Este projeto, que é supervisionado por um adulto, é realizado às sextas-feiras, das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16 horas, para todos que se interessarem em desfrutar do ambiente disponibilizado pela biblioteca do Castolira. Através de doações de funcionários das bibliotecas e simpatizantes do projeto, foi possível criar um “Cantinho da Beleza” na Biblioteca do Castolira com: penteadeira, objetos de decoração, espelho, esmaltes, lixa de unha, algodão, escova, pente, prendedores de cabelo, batom, sombra, rímel, pulseiras, colares, brincos, presilhas, creme hidratante, perfume entre outros objetos.
A intenção é que os participantes sintam-se parte de um mundo mais belo e percebam que o conhecimento está ao seu alcance. Além de incentivar o hábito de se arrumar e se ver mais bonito, os participantes serão estimulados a conhecer o mundo de fantasias dos livros.
De acordo com os organizadores do “Menina-Moça”, o projeto teve como base o livro “Psicanálise dos Contos de Fadas” (Bettelheim -1979), que diz que a criança necessita crescer e para isso é necessário percorrer vários passos. A capacidade de desenvolver fantasias seria essencial para esse crescimento, visto que torna suportáveis as frustrações experimentadas na realidade. A fantasia de muitas pessoas viraram verdadeiras obras de arte em livros espalhados pelo mundo todo em diferentes gêneros literários.
Foi pensando numa estratégia para auxiliar os munícipes e atrair mais pessoas, especialmente crianças e adolescentes à Biblioteca do Castolira, que surgiu o Projeto “Menina-Moça”. Ao participarem do projeto, as crianças e adolescentes terão contato com os diversos livros do acervo e serão incentivadas pelos funcionários a utilizarem sua criatividade e imaginação. Além de melhorar a autoestima dos participantes, espera-se contribuir para a formação de novos leitores e de cidadãos críticos e seguros.

  • Frequentadoras da biblioteca do Castolira brincam e se embelezam participando do projeto