Editorial : ‘Black Friday’: oportunidades e armadilhas

A Sexta-feira Negra ou ‘Black Friday’ – tradicional na cultura americana – caiu no gosto dos brasileiros nos últimos anos; contudo, é necessário pesquisar de verdade e acompanhar as notícias sobre como acontecem as “falsas promoções” para não cair em ‘ciladas’. Isso é que alertam os especialistas em Economia e Direito do Consumidor.

Para os norte-americanos, a ‘Black Friday’ acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, após o dia de ‘Ação de Graças’. Aqui no Brasil não existe essa celebração, mas o comércio “adotou a data” visando adiantar as compras natalinas, e de olho na primeira parcela do décimo terceiro salário – que costuma cair no mês de novembro.

A data pode ser uma boa oportunidade de compras para os clientes que acompanharam o preço do produto nos meses anteriores – consumidores conscientes –, essa prática dificulta o ataque das falsas promoções.

O uso da tecnologia pode auxiliar consumidores nesse período: existem sites que ajudam a acompanhar o preço dos produtos, como por exemplo, o Buscapé que mostra o preço médio do produto e o preço em diferentes locais; mas além deste, há uma diversidade de canais que auxiliam o cliente a não cair em armadilhas.

Neste ano, a ‘Black Friday’ cairá no dia 27 de novembro e o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) segue alerta às possíveis fraudes – o órgão alerta para que os consumidores que se sentirem lesados os procurem. Para as pessoas que compram de forma online e, ocasionalmente, recebam produtos que não correspondem ao especificado na plataforma, é preciso ‘printar’ as telas e apresentar ao Programa de Proteção. Para essas compras a lei determina troca do produto em até sete dias ou devolução do dinheiro.

Fique atento às normas e às leis de proteção ao consumidor e boas compras!