Bloco “Pé na Cova” é novidade no Carnaval de Pinda

Uma mistura de carnaval e de halloween está pronta para tomar as ruas da cidade

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

Pela primeira vez em Pindamonhangaba, o bloco “Pé na Cova”, de São Luiz do Paraitinga, desfilará pelas ruas da ‘Princesa do Norte’, levando muita alegria e descontração, em uma mistura de halloween com folia. A marchinha “puxa, puxa, puxa que puxando estica”, vai tomar conta das ruas na segunda-feira de carnaval (4/3) e contagiar os foliões, que estão convidados a vestirem suas fantasias de monstros, zumbis e bruxas para acompanharem o bloco. O bloco terá concentração a partir das 15 horas, na Praça do Quartel, com saída prevista às 16 horas, em direção ao Parque da Cidade.
O “Pé na Cova” foi criado em 1988, na capital das marchinhas – São Luiz do Paraitinga. A música que agita os foliões foi feita pelos mestres Afonso Pinto e Idalício para homenagear João, que na época recebeu o apelido de “Pé na Cova”. João era entregador de gás em terras luizenzes, utilizava uma bicicleta para fazer suas entregas, mas devido ao peso do botijão, o freio da bicicleta estourava com frequência. Cansado de sempre ter que arrumar o freio da bicicleta, o homem teve uma ideia mirabolante: colocar botina somente em um pé para frear a bicicleta. João, que morava no bairro do Benfica – onde está localizado o cemitério da cidade -, logo ganhou o apelido de “João Pé na Cova”. Benfica é também o bairro em que está localizado o campo de futebol da cidade, onde acontecem os campeonatos amadores, em um desses campeonatos os mestres Afonso e Idalício viram João passar e logo começaram a cantar a marchinha que em mais de duas décadas depois, embala foliões no carnaval.
Os organizadores do bloco de São Luiz afirmam que estão muito empolgados e animados para trazer a agitação do “Pé na Cova” para Pindamonhangaba. “O Pé Na Cova traz para as ruas as criaturas que vivem nos cemitérios como bruxas, zumbi, gato preto, esqueleto, vampiro, lobisomen, noiva cadáver e o que mais a criatividade e imaginação permitirem”, destaca a organizadora, Amanda Cursino.

  • Atração de São Luiz do Paraitinga é novidade na programação de 2019