“Bloco Socó da Madrugada” agita a sexta de carnaval

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
O bloco que começou como uma brincadeira entre amigos que trabalham em fábricas e no comércio da cidade, hoje é um dos mais tradicionais de Pindamonhangaba. Com marchinha fácil e ritmada, o “Socó da Madrugada” ganhou a simpatia dos pindamonhangabenses, que lotam seu percurso todos os anos. Desde o último ano, o bloco voltou para o período noturno. Em 2019, a folia começará na sexta-feira (1º/3), às 22 horas, no Largo São José.
Criado em 2014, há cinco anos o bloco “Socó da Madrugada” sai às ruas da área central de Pindamonhangaba levando alegria e diversão. Seu criador, Rogério José de Azevedo – o Socó, conta que a intenção era fazer um bloco para “as pessoas que só tinham a sexta-feira de carnaval para se divertirem”, logo a diversão no Largo São José se tornou sensação e passou a abranger foliões de toda a cidade. A atração começou com três mil pessoas em sua primeira edição, para este ano são esperadas aproximadamente 15 mil pessoas.
O “Socó” conta ainda que bloco recebeu o apoio do seu irmão, “Toninho da Caixa”, que infelizmente passou mal no meio do percurso do bloco e faleceu. Contudo, a tragédia ocorrida no desfile de estreia e que poderia finalizar a história do bloco, foi um motivo para Rogério Socó continuar em frente, realizando, assim, o sonho de Toninho da Caixa. Por isso, uma das tradições do Socó da Madrugada é fazer uma parada em frente à Praça do Quartel, local que Toninho sentiu-se mal, e fazer um minuto de silêncio em homenagem ao seu irmão.
Outra tradição do “Socó da Madrugada” é a venda de abadás, que dão direito a chopp ou cerveja na concentração do bloco, no Largo do Quartel. Para 2019, cerca de 400 abadás estão disponíveis para aquisição. Os interessados podem entrar em contato com os organizadores através do telefone: 99210-9449.
O bloco sairá pontualmente às 22 horas, do Largo São José – próximo ao Externato – e seguirá pelas ruas centrais, retornando ao ponto de partida. A concentração será a partir das 19 horas, da sexta-feira (1º/3).

  • A brincadeira entre amigos no Largo do Quartel se tornou sensação na cidade