Editorial : Boa previsão!

Em épocas de crise financeira faz bem ouvir boas notícias: saber que o décimo terceiro salário dos trabalhadores formais de Pindamonhangaba deve injetar até R$ 77 milhões na economia local neste fim de ano é uma dessas boas previsões.

O benefício favorece consumidores que podem regularizar suas dívidas e retomar o consumo. O 13° salário é o responsável pelo Natal ser a principal data especial do varejo. Normalmente, ele faz o comércio varejista vender até 30% a mais em dezembro do que a média dos outros meses, garantindo maior giro de caixa e, também, de estoques – tão essencial em todos os momentos, mas principalmente após um período de retração.

É o que afirma o assessor econômico da Fecomércio-SP, Jaime Vasconcellos, após o resultado de um estudo inédito do Sincomércio Pinda (Sindicato do Comércio Varejista de Pindamonhangaba) em parceria com a Fecomércio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), tendo como base os dados da Rais (Relação Anual de Informações sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Segundo as instituições, o valor previsto foi calculado a partir da massa salarial paga aos 30 mil trabalhadores com carteira assinada da cidade que iniciaram esse ano, somado ao saldo da massa de salários. Nos cálculos, não foram considerados os recursos recebidos pelos aposentados e pelos pensionistas.

Em tempos de instabilidade econômica, a notícia é boa para consumidores, para empresários e, consequentemente, para a economia da cidade!