Editorial : Boas práticas: a gente vê por aqui

Ainda esta semana abordamos aqui algumas ações do Cepatas (Centro de Proteção e Centro de Proteção e Atendimento aos Animais), o antigo Abrigo Municipal de Animais de Pindamonhangaba.

O espaço, que em outras épocas, recebia fortes críticas da população e de defensores da causa animal, hoje é um moderno centro de acolhimento que cuida de animais em situação de rua e os deixam em condições para a adoção responsável: vacinados, vermifugados, castrados e microchipados – para, no caso de fuga, auxiliar no resgate.

O local vem tornando-se referência e tem recebido a visita de estudantes de cursos técnicos em veterinária, além de alunos das redes Municipal e Estadual de Ensino. Foi o que aconteceu esta semana: um grupo de adolescentes da escola estadual localizada no residencial ‘Bem Viver’, no Araretama, realizou uma visita ao Cepatas.

A escola está desenvolvendo este ano um projeto denominado “Cão Viver” – que tem por finalidade principal a defesa de animais abandonados.

A iniciativa foi escolhida entre cinco escolas para apresentar o primeiro “Webnário de boas práticas 2021”, promovido pela Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba. A escola ficou em segundo lugar na votação final e a visita ao Cepatas fazia parte da programação do projeto.

Mais uma vez, ressaltamos que causa animal é toda defesa, acolhimento e tratamento de cães, gatos ou qualquer outro animal em situação de rua, de abandono ou de risco, com o objetivo de adotá-lo ou de promover a sua adoção.

Que esses adolescentes e toda comunidade escolar envolvida nesse projeto possam focar no aprendizado constante e na propagação de boas práticas sejam elas para o próximo, para os animais ou em defesa do patrimônio histórico-cultural e natural.

Mais uma daquelas iniciativas que temos a alegria de divulgar e desejar vida longa!