Brasil bate recorde e leva o ouro na prova de revezamento

Os cegos mais rápidos do mundo são do Brasil! Perfeito, o quarteto brasileiro deixou os adversários comendo poeira e venceram de ponta a ponta o revezamento 4 x 100m rasos T11-T13 dos Jogos Paralímpicos do Rio na manhã de terça-feira (13) no Estádio Olímpico. De quebra, Jeronimo da Silva, Gustavo Araújo, Daniel Silva e Felipe Gomes estabeleceram ainda o novo recorde paralímpico, com 42s37. A China e o Uzbequistão completam o pódio.

Sem necessidade de guia, Jeronimo da Silva, da classe T12, para atletas com baixa visão, abriu a prova contra rivais T11 (cegos) e já passou para Gustavo Araújo em boa vantagem. Competidor T13 (menor grau de lesão), o velocista, que foi somente oitavo na disputa individual de 100m manteve o ritmo até a passagem de bastão para Daniel Silva, que é T11. A esta altura, a torcida já não conseguiu mais conter a empolgação em tinha muita dificuldade para manter o silêncio exigido para prova.

Medalhista de prata nos 100m T11 e mais experiente da equipe, com outros dois pódios em Londres, Felipe Gomes foi o responsável por encerrar o revezamento com a vitória já praticamente garantida. Empurrado pelos torcedores, o desafio nesta altura era quebrar o recorde mundial, que acabou continuando com os russos, que fizeram 42s11 no Mundial de Doha 2015. A nova marca paralímpica, porém, é do Brasil.

Imagens: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
  • O revezamento 4x100 masculino, categoria T11-13, foi realizada no Estádio Olímpico João Havelange