Brasil lança campanha para prevenir obesidade infantil

Para garantir a saúde das crianças, desde os primeiros anos de vida, o Ministério da Saúde lançou, na semana passada, a primeira Campanha de Prevenção e Controle da Obesidade Infantil. Uma das ações é o novo Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos.
Uma boa alimentação é fundamental em qualquer idade e especialmente nos primeiros anos já que são decisivos para o desenvolvimento e formação de hábitos.
De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças estão sendo expostas muito cedo, já nos primeiros anos de vida, a alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, bebidas açucaradas, muito sódio, gordura e açúcar. Além de engordar, esses alimentos prejudicam a saúde e causam diabetes, hipertensão, colesterol alto e até doenças cardíacas.
A campanha será multimídia e, posteriormente, serão criadas ações para manter o assunto na pauta lembrando também a participação e importância do pai no processo de amamentação infantil.
Além disso, o Ministério está realizando um inquérito nacional que vai avaliar a condição de saúde das crianças de todo Brasil.

  • Publicação do Ministério da Saúde é baseada nas principais dúvidas de mães, pais e famílias e recomenda a não utilização de açúcar e alimentos ultraprocessados Crédtios: Erasmo Salomão / Ministério da Saúde