Brasil passa Londres 2012 em número de medalhas e fica perto de recorde

Com o bronze de Verônica Hipólito conquistado na quarta-feira (14), o Brasil chegou a 44 medalhas e superou a marca obtida na edição anterior das Paralimpíadas, realizada em Londres, em 2012.
Restando quatro dias para o fim dos Jogos Paralímpicos do Rio, o país está a quatro pódios de bater o recorde de medalhas em uma mesma edição, de 47, conquistadas em Pequim 2008.

Atletismo e natação seguem como os carros-chefes da equipe brasileira. Juntas, as duas modalidades somam 35 medalhas. O nadador Daniel Dias é o atleta com a maior contribuição: já conquistou cinco medalhas, duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. As competições terminam no próximo domingo, dia 18 de setembro.

Se for levada em consideração a classificação pelo número de ouros, no entanto, a campanha deste ano ainda é inferior à de Londres 2012. Atualmente, o Brasil possui 10 ouros, 21 pratas e 13 bronzes. Naquela ocasião, das 43 medalhas do país, 21 foram de ouro, atual recorde. Em Pequim 2008 foram 47 medalhas: 16 de ouro, 14 de prata, 17 de bronze.

Foi em Londres 2012 também a melhor classificação final do Brasil em uma Paralimpíada, o 7º lugar geral. Marca que pode ser batida em 2016. Apesar da menor quantidade de ouros até o momento, o país ocupa atualmente a 5ª colocação no ranking. Esta posição é justamente a meta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), objetivo considerado ousado, mas factível. O Brasil conta na Rio 2016 com a maior delegação de sua história, 288 atletas. As quatro primeiras colocadas são as superpotências paralímpicas China, Grã-Bretanha, Ucrânia e Estados Unidos, delegações que haviam terminado à frente do Brasil em 2012.

Imagens: Divulgação
  • Os atletas da Bocha conquistaram o ouro e a comemoração deles emocionou o país