Editorial : Cadastramento biométrico: últimos dias

Em muitos assuntos e prazos escutamos as pessoas falarem: “acabei deixando para a última hora”. A maioria de nós dirá: “Mas isso é cultural, brasileiro deixa tudo para última hora”.

Independentemente dos motivos, a realização do cadastramento biométrico nas cidades em que este procedimento é obrigatório acabou ficando para ‘última hora’ para milhares de eleitores.

Até o fechamento desta edição, cerca de 20 mil eleitores em Pindamonhangaba – 90ª Zona Eleitoral – não haviam realizado o procedimento.

Sabendo dessa ‘situação cultural’ para nós, maioria dos brasileiros, a Justiça Eleitoral realizou campanhas nas mais diversas mídias para alertar as pessoas a não deixarem para os últimos dias.

Mesmo assim, quem não pôde comparecer antes, ainda tem os ‘minutos finais’ para não ter o documento cancelado e ser impedido de votar; de tomar posse em concursos públicos; de obter passaporte e fazer matrícula em instituições de ensino oficiais, entre outras ações.

Em Pinda, o Cartório Eleitoral realizará o procedimento até às 20 horas desta quinta-feira (19). E para quem não conseguir dentro deste prazo, terá o título de eleitor cancelado, podendo regularizá-lo, obedecendo aos procedimentos e prazos legais, em 2020.