Caminhada e apresentações culturais abrem “Outubro Rosa”

Um grande evento na praça Monsenhor Marcondes abriu a campanha “Em Outubro, Pense Rosa”, no sábado (7). Homens e mulheres vestidos de rosa se uniram para alertarem sobre a necessidade de conscientização e prevenção da saúde.
A Banda de Aprendizes da Corporação Musical Euterpe abriu as apresentações artísticas e culturais do evento, que teve ainda ações como corte de cabelo, sobrancelhas, container Ciclo Pinda com aferição de pressão, IMC, testes de saúde, orientações para o auto-exame e todo um trabalho em prol da conscientização feminina. A caminhada rosa percorreu as principais ruas do centro da cidade, chamando a atenção para a importância da prevenção.
Para o prefeito Isael Domingues, que é médico, saúde também é prevenção. “O auto-exame é muito importante para a detecção do câncer de mama e pode salvar vidas. Outras iniciativas de prevenção também devem fazer parte da rotina das pessoas, como a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos”, afirmou.
As ações do “Outubro Rosa” são uma realização da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, do Fundo Social de Solidariedade e do Conselho Municipal de Defesa da Mulher, com apoio da Funvic, do Instituto Fênix, da ONG Missionários da Colheita Final e da ONG GAPC, entre outros parceiros.
A programação completa do Outubro Rosa está no site da Prefeitura, o www.pindamonhangaba.sp.gov.br