Campanha contra Aids continua em Pindamonhangaba

Colaborou com
o texto: Bruna Silva

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, dá continuidade nesta semana às ações da campanha “Fique Sabendo”, que tem como objetivo conscientizar e prevenir contra o vírus HIV.
A campanha que se iniciou no último sábado (1), no Shopping Pátio Pinda, com o estande para divulgação de informações, que atendeu aproximadamente 70 pessoas. E nas escolas da rede estadual de ensino, esteve presente com as apresentações de esquetes.
De acordo com a Secretaria de Saúde, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 24% na incidência da doença na cidade, o que constitui 118 casos diagnosticados. Na segunda-feira (3), a ação ocorreu na Praça Monsenhor Marcondes, já nesta terça-feira (4), os agentes de saúde estiveram no Cisas em Moreira César, e no Jardim Regina das 16 às 20 horas; na quarta-feira (5), das 8 às 12 horas foi na praça central do Araretama, e das 13 às 16 horas, no Residencial Bem Viver. Na quinta-feira (6) e na sexta-feira (7), das 8h30 às 19 horas, a equipe estará na Praça Monsenhor Marcondes.
Segundo a Secretaria de Saúde, atualmente Pindamonhangaba possui cadastrados 610 pacientes HIV positivo, que não necessariamente desenvolveram a doença. Com objetivo de frear o crescimento da contaminação pelo vírus, o diretor do Departamento de Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, afirma que o melhor caminho é a prevenção e o conhecimento da enfermidade, por isso deve-se praticar sexo com preservativo, não compartilhar seringas e utilizar instrumentos que cortam ou perfuram devidamente esterilizados.

  • Campanha “Fique Sabendo” realizada na manhã de quarta-feira, no Araretama