Campanha contra o diabetes atende mais de mil pessoas em Pinda

Colaborou com
o texto: Bruna Silva

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba desenvolveu, ao longo deste mês, a “Campanha de Conscientização e Prevenção ao Diabetes”. As ações que buscaram percorrer pontos estratégicos da cidade atenderam aproximadamente 1.300 pessoas.
Segundo os organizadores da campanha, o intuito era levar o máximo de informações para a população sobre o diabetes, pois apesar de ser uma doença conhecida, ainda acomete milhares de pessoas anualmente. As atividades da campanha contra o diabetes em Pindamonhangaba contaram com o apoio da Etec João Gomes de Araújo, Colégio Tableau, Laboratório Oswaldo Cruz e podóloga Isabel Lerusca, que realizaram: constatação de IMC (índice de massa corpórea), orientação nutricional, aferição de pressão e teste de glicemia capilar.
A campanha foi encerrada na última segunda-feira (26), com o encontro de pessoas que possuem diabetes tipo 1. O momento foi reservado para que os portadores pudessem debater e expor suas experiências através de depoimentos; houve também uma palestra motivacional com Fábio Frasson, no auditório do Senac. “Desta vez, levamos uma mensagem de superação, de autorresponsabilidade e de automotivação para os portadores de diabetes tipo 1 e seus familiares. Gratidão à Mirian Andrade e à doutora Daniela, pelo convite, pela confiança e pela oportunidade de contribuir e evoluir”, destacou Fábio.
O participante do evento José Caramez afirmou que o encontro foi muito bom e muito produtivo, pois alertou que todas as pessoas podem vir a ter diabetes.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a fase atual é de avaliação das informações coletadas para serem encaminhadas para o Anad/Fenad a fim de unificar o material coletado em Pindamonhangaba ao contexto nacional, integrando futuras ações estratégicas de controle e prevenção ao diabetes, além de viabilizar referências e tratamento adequado aos pacientes da Atenção Básica ou Especializado da Rede SUS (Sistema Único de Saúde).

  • Conscientização englobou diversas atividades neste mês