Campanha de vacinação antirrábica continua neste fim de semana

Neste sábado (23) e no domingo (24), a Prefeitura de Pindamonhangaba prossesegue com a Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos. A campanha, que se iniciou no dia 26 de agosto, vai até o dia 7 de outubro, sendo realizada somente aos fins de semana.
Até o momento, é estimado que cerca de 8 mil animais do município já foram atendidos. A vacinação é voltada à imunização de cães e gatos, a partir de 3 meses de idade.
Neste fim de semana, serão 22 pontos de vacinação na área urbana. Além dos postos de saúde, centros comunitários, haverá postos fixos em diversas praças, como a Praça do Quartel e Praça da Bíblia. A equipe estará presente também nos bairros: Vale das Acácias, Feital, Alto do Cardoso, Mombaça, Pasin, entre outros. A lista completa pode ser acessada com os locais e horários exatos no site oficial da Prefeitura de Pindamonhangaba. (http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br)
O diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, ressalta a importância de todos os munícipes compareçam com seus animais nos pontos de vacinação. “A importância da vacinação antirrábica é que somente fazendo uso dela que podemos assegurar a sanidade do animal. Neste aspecto, ainda é a única maneira de manter o animal imune a esta enfermidade, consequentemente erradicar a doença na cidade”, disse.
A iniciativa é necessária para que os animais possam viver uma vida longa e saudável. Os filhotes que não forem vacinados podem não alcançar a fase adulta enquanto os cães mais velhos ficam suscetíveis a adoecer a qualquer momento. Os humanos também podem contrair as doenças zoonoses, transmitidas para os homens através dos animais, como a raiva e a leptospirose.

  • Cães e gatos devem ser vacinados