Campanha de Vacinação contra Febre Amarela começa nesta quinta-feira

A Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela terá início nesta quinta-feira (25), em todo o Estado de São Paulo e segue até o dia 17 de fevereiro. Pindamonhangaba realizará uma ação especial nos seguintes postos da cidade: Araretama 3, Cidade Nova, Bairro das Campinas, Centro (Ciaf/Saúde da Mulher), Cisas e Terra dos Ipês 2, ambas em Moreira César. Haverá também nos dias 3 e 17 de fevereiro visitas casa a casa na área rural. As vacinas serão distribuídas pelo Ministério da Saúde por lotes. Nesta primeira fase da campanha, Pindamonhangaba receberá 26.550 doses. A previsão da Secretaria de Saúde da Prefeitura é vacinar cerca de 90 mil pessoas até o final da campanha. A dose da campanha nacional será fracionada a 0,1 ml, com previsão de imunidade à doença por 8 anos.

Horário de vacinação

Para esta campanha, os seis postos de vacinação terão horário especial de atendimento. Será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16 horas.

Quem não pode tomar a vacina

Gestantes, idosos, pessoas em quimioterapia e em determinados tratamentos de saúde não podem receber nenhuma das doses da vacina por causa destes riscos. Para esses indivíduos, a orientação é evitar picadas de mosquitos por meio do uso roupas compridas e repelentes. O Ministério da Saúde recomenda a vacinação apenas para os bebês acima de nove meses de idade. Para aqueles em áreas de alto risco da doença, a recomendação é a partir dos seis meses. Como estão com o sistema imunológico suprimido pelas condições citadas, a vacina contra a febre amarela – assim como de outras em que há o vírus vivo atenuado, como caxumba, varicela, catapora – pode trazer efeitos colaterais graves. Por isso, em caso de dúvidas, é importante consultar um médico antes de se vacinar.

Macacos não são transmissores

O diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, conta com a colaboração da população para que não maltratem os macacos. “Macacos não transmitem febre amarela, somente os mosquitos. Além de ser crime ambiental, isso também prejudica as ações de prevenção, pois os macacos sinalizam se a febre amarela está se aproximando das cidades”, explicou. Dessa forma, a orientação para a população é, caso encontre um macaco morto, avise imediatamente a Prefeitura por meio do telefone 3643-2664. Em Pindamonhangaba, não há nenhum caso de febre amarela.

Confira o endereço dos postos de vacinação:

PSF Cidade Nova – avenida Princesa do Norte,
S/N – Cidade Nova
PSF Campinas – Estrada Municipal do Goiabal,
SN – Bairro das Campinas
PSF Araretama III- rua Gal. Ruy de Andrade
Costa, 130 – Araretama
Cisas (Moreira César) – rua Maria Luiza M.
Salgado S/N – Moreira César
UBS Terra dosIpês (Ipê 2) – alameda das
Grevíleas, 201 – Terra dos Ipês
Ciaf/ Saúde da Mulher (UBS Centro) – (Centro)