Campanha “Tampinha Legal” leva conscientização ambiental e social para escolas municipais

Em evento realizado na manhã desta quarta-feira (25), na Escola Municipal Prof. Joaquim Pereira, no Residencial Mantiqueira, a “Campanha Tampinha” Legal foi retomada em todas as escolas municipais, levando conscientização ambiental e ação social aos projetos praticados nas comunidades escolares.
A campanha visa a arrecadação de tampinhas plásticas que serão revertidas para ações sociais do SOS. O evento contou com a participação dos alunos e professores da escola, da Secretária de Educação, Luciana Ferreira, do Subprefeito do Distrito, Nilson Luís e dos representantes do SOS, presidente José Benedito Alves Cabral e coordenadora técnica Nelbe Novaes.
Em virtude da pandemia, a campanha foi prejudicada em 2020 e agora vem sendo retomada com coleta periódica nas unidades. Durante o ato, o SOS fez a entrega simbólica dos recipientes que receberão as doações e os alunos Felipe, Gabriel e Ítalo estrearam a campanha fazendo a entrega de suas primeiras doações.
Em 2019, a escola Serafim Ferreira “Sr. Sara” na Terra dos Ipês foi uma das unidades com maior desempenho na arrecadação, totalizando a doação de 8.440 tampinhas junto aos alunos e comunidade. Ao final deste ano, a rede municipal pretende premiar a unidade escolar que arrecadar mais tampinha.
“Nossos professores trabalham em sala de aula diversos projetos que vão ao encontro dessa campanha, por isso, unimos os nossos objetivos incentivando os alunos a essa prática saudável para a comunidade em que vivemos”, afirmou Luciana Ferreira.
O subprefeito Nilson Luís agradeceu a escolha de uma escola de Moreira César para o lançamento da campanha e incentivou os alunos na tarefa de arrecadar. “Quero voltar aqui e ver que a escola Joaquim Pereira foi a campeã na arrecadação de tampinhas”, afirmou.
A campanha “Tampinha Legal”, além de favorecer práticas sustentáveis, colaborando com o meio ambiente, promove ações sociais realizadas pela entidade. O material arrecadado é comercializado e convertido em cadeiras de rodas, cadeiras de banho e recursos financeiros para a entidade SOS, que trabalha há mais de 53 anos em prol da população carente e do morador de rua.
Para a arrecadação são aceitas quaisquer tampinhas, desde que sejam plásticas. Pode ser tampinha de: óleo de cozinha, vinagre, sorvete, maionese, chocolate em pó, café solúvel, adoçante, sucos, refrigerante, detergente, alvejante, amaciante, lustramóveis, acetona, creme dental, perfume, lenços umedecidos, shampoo, cosméticos, remédio, cola, caneta, galões de água e etc.
A população que quiser participar, pode levar sua doação às unidades da Rede Municipal de Ensino engajadas ou mesmo na sede do SOS, ao lado da Santa Casa de Misericórdia

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação