Caps Infantil é inaugurado e confirma avanço da saúde mental

Confirmando o avanço inédito nos serviços da política de saúde mental, Pindamonhangaba recebeu oficialmente na última semana uma nova sede do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil, que iniciou os trabalhos nos primeiros dias deste ano.
A unidade inaugurada compõe a rede de atenção à saúde mental do município e é voltada ao atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes. Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Participaram do evento o prefeito Isael Domingues; Secretária de Saúde, Valéria Santos; vereadores Osvaldo Negrão, Gislene Cardoso e Carlos Moura “Magrão”.
O prefeito Isael Domingues enalteceu o trabalho da equipe do Caps Infantil, coordenado por Caroline Rosolem e lembrou que o município estava sofrendo multa judicial por ter assinado um termo de compromisso com o Ministério Público desde 2012 sem a efetiva realização.
“Na atual gestão fizemos um acordo com o MP para que esse trabalho seja implantado em duas fases. Estamos iniciando a primeira etapa e após o concurso público teremos o segundo momento para assim dar um atendimento de mais qualidade, integrando o Caps I com o Caps Adulto, Caps Álcool e Droga e o nosso ambulatório de Saúde Mental”, afirmou Mariana Freire, secretaria adjunta de Saúde.
Durante a solenidade os representantes do Legislativo cumprimentaram a prioridade que a gestão vem dando à política de saúde mental. Autor de emenda que destinou recursos ao Caps Infantil o professor Osvaldo Negrão afirmou que a população foi prejudicada por muitos anos pela ausência desse equipamento.
O Caps Infantil em Pindamonhangaba está na Av. Albuquerque Lins,245, centro, próximo à Receita Federal.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação