“Carnaval Solidário” e Festival de Marchinhas marcarão atividades carnavalescas em Pinda

A 10ª edição do festival está com inscrições abertas, e este ano homenageia Darcy Torres.

Pindamonhangaba está com inscrições abertas para o 10º Festival de Marchinhas Carnavalescas 2017. O prazo segue até o dia 3 de fevereiro e o evento será realizado de 17 a 19 de fevereiro, no Largo do Quartel.
O festival abrirá as ações do “Carnaval Solidário”, um novo formato do evento que realizará diversas ações sociais durante a programação.
“Este ano, optamos por fazer um novo formato de carnaval, de forma mais enxuta, mas não deixaremos de realizar o evento que é tradicional. A maior novidade é que o evento de 2017 terá um forte trabalho para ajudar instituições assistenciais da cidade. Sem contar que movimenta o comércio, o turismo, os ambulantes, além de fomentar a cultura da cidade. O Festival de Marchinhas será o ‘abre alas’ das ações sociais, e vai ajudar diversas instituições”, esclarece o coordenador de eventos da Prefeitura, Ricardo Flores.
Realizado por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em cumprimento às leis nº 5315, de 21 /12/2011 e 5741, de 16/12/2014, o Festival de Marchinhas homenageia, neste ano, “Darcy Torres”, e tem como objetivo resgatar e divulgar a tradição das marchinhas de carnaval, além de incentivar a criatividade dos compositores populares de todo o país.
Cada participante poderá inscrever até duas composições (individual ou em parceria) inéditas, ou seja, ainda não gravadas comercialmente.
As inscrições podem ser entregues pessoalmente ou enviadas por correio para o Departamento de Cultura, localizado no Palacete Tiradentes, na praça Barão do Rio Branco, 22, CEP 12400-280. Se for postado por correio, o material de inscrição deverá chegar ao Departamento de Cultura, no máximo até o dia 3 de fevereiro, às 17 horas.
Do total de obras inscritas, serão selecionadas 20 para as duas eliminatórias, sendo dez apresentadas por dia. A seleção das composições será realizada por pessoas indicadas pela Comissão Organizadora, com comprovada competência na área musical e carnavalesca.
A divulgação dos selecionados será no dia 6 de fevereiro, no site www.pindamonhangaba.sp.gov.br, onde atualmente estão disponíveis o regulamento completo e a ficha de inscrição para o festival.
“Reduzimos em mais de 50% os valores gastos com o Carnaval do ano passado. Conseguimos isso negociando com cada um dos envolvidos e remodelando a estrutura do evento. E as ações sociais serão o tema principal. Aguardem que vêm boas novidades”, comenta Ricardo Flores.
A programação completa e as ações sociais que envolvem o “Carnaval Solidário” serão divulgadas na semana que vem.

  • Inscrições para festival seguem até 3 de fevereiro