Carnês do IPTU serão entregues em fevereiro; boletos já estão disponíveis na internet

Os carnês do IPTU 2021 (Imposto Predial Territorial Urbano) de Pindamonhangaba serão entregues a partir da primeira quinzena de fevereiro. As pessoas também podem baixar o documento pela internet, pelo site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br – basta clicar em Serviços OnLine e, em seguida, em IPTU.
Assim como nos anos anteriores, quem pagar o IPTU à vista terá desconto de 10%; quem optar por duas parcelas terá 5% de abatimento; e quem pagar em mais vezes terá redução de 2% no valor, desde que pague em dia.
Este ano são 79.463 carnês e o vencimento da primeira parcela ou cota única será dia 15 de março. Os demais vencimentos serão todo dia 15. Caso a data seja em feriado ou final de semana, o dia para pagamento será o primeiro dia útil posterior.
O IPTU poderá ser pago em até 10 vezes, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 51,10 – que é metade da UFPM (Unidade Fiscal do Município de Pindamonhangaba).
O reajuste para 2021 foi de 5,78% – de acordo com o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Carnês somente online em 2022
Este ano deve ser o último de entrega de carnês em domicílio. Para 2022 a intenção da Prefeitura é manter a disponibilidade apenas online, por ser mais seguro, econômico e fácil para os contribuintes. “Todos os anos nós possuímos o serviço online e também a entrega física dos carnês. Para 2022, o contribuinte terá a facilidade de obter os carnês eletronicamente via internet – como já pode ser feito hoje. A vantagem disso é que ele tem um prazo maior para conhecer o valor e se preparar e não corre risco de extravio ou eventual lentidão na entrega. Hoje ainda existe um número elevado de carnês que retornam à Prefeitura, porque o proprietário se mudou e não atualizou o cadastro. Quando usarmos apenas o modo eletrônico, haverá ainda uma economia de recursos de matéria prima com folha e tinta de impressão e também de dinheiro, além da agilidade para o contribuinte. Ressaltando que ninguém precisa imprimir o carnê, pois pode pagar pela internet”, explicou o diretor de Receitas e Fiscalização Fazendária, Vicente Corrêa.
Segundo ele, a prefeitura estuda meios para oferecer ainda mais facilidade para as pessoas. “Utilização de tendas, estantes, plataformas digitais pela cidade, dentre outros meios para que os que não estão habituadas com o sistema online possam baixar o IPTU com tranquilidade, como um cadastro e envio por e-mail, whatsapp ou outra facilidade tecnológica. Estamos avaliando essas e outras possibilidades para adicionarmos esse benefício ao cidadão”, finalizou.