“Carreta da Mamografia” chega a Pindamonhangaba na próxima semana

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
A “Carreta da Mamografia” chegará a Pindamonhangaba, nesta segunda-feira (15). O atendimento começará na terça-feira (16), no pátio da Prefeitura, onde ficará até o dia 1º de novembro. Em 2018, o município passou a participar do circuito estadual do “Programa Mulheres de Peito” da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, que constitui também a vinda do automóvel itinerante da mamografia.
A Secretaria de Saúde explica que os dois últimos dias serão destinados para a realização de exames complementares. Desta forma, o atendimento se encerrará no dia 30, e nos dias 31 de outubro e 1º de novembro serão atendidas somente as pacientes convocadas.
Para o atendimento serão distribuídas diariamente 50 senhas de segunda a sexta-feira para o atendimento no mesmo dia; dentro do horário que é das 9 às 18 horas por ordem de chegada. Aos sábados serão 25 senhas, das 9 às 13 horas. Mulheres de 35 a 49 anos precisarão apresentar o pedido médico, cartão SUS e RG; acima de 50 anos serão necessários somente o RG e o cartão SUS.
Os exames serão retirados no prédio da Saúde da Mulher que fica na Rua João Gama, 115 – São Benedito (o antigo PA da Unimed). Os exames em que forem constatados alguma alteração haverá o pedido para a realização do ultrassom da mama.

Diversas atividades
Em Pindamonhangaba, a programação do “Outubro Rosa” contará com diversas atividades de conscientização e prevenção ao câncer de mama. No sábado (13), haverá atividades no centro. Na praça Monsenhor Marcondes, ação contará com aferição de pressão, orientação nutricional e constatação do IMC (índice de massa corpórea), yoga e massagem.
Já no domingo (14), no Araretama, haverá uma “Caminhada Rosa” em virtude da prevenção ao câncer, que faz parte da programação oficial das celebrações do mês rosado da cidade e é promovida pela OMS (Organização das Mulheres Solidárias), colaboradores locais, Conselho da Mulher com apoio da Secretaria de Saúde. A concentração será às 8 horas na praça da Paróquia São Miguel Arcanjo. A caminhada terminará na avenida Nicanor Ramos Nogueira até a praça Pastor José Ezequiel da Silva. Ao chegar à praça haverá um momento de orientação sobre o auto-exame, e, às 14 horas, novamente orientação, desta vez, no circo que está ao lado do PSF II.

  • “Outubro Rosa” terá diversas atividades na cidade, como a "Carreta da Mamografia"