Nossa Terra Nossa Gente : CARTA DE AMOR À TRIBUNA DO NORTE

Pindamonhangaba, 11 de junho de 2021

Tribuna, minha querida:
Quando iniciei meu namoro com Pindamonhangaba, não poderia imaginar que seria um caso de amor para a vida inteira. Aqui cheguei convidada para ser professora universitária; ao iniciar as aulas, visitei a “Biblioteca do Bosque” para pesquisar a história do município e, com este aporte teórico, fazer links com os conteúdos a serem abordados em minhas disciplinas.
Fui muito bem assessorada por Athayde Marcondes (Pindamonhangaba através de dois e meio século), Rômulo Campos D’Arace (Retrato da “Princesa do Norte”), Waldomiro Benedito de Abreu (Pindamonhangaba Tempo e Face) e, de modo especial, por Altair Fernandes e os artigos de autoria do renomado jornalista publicados nas suas páginas de Pinda Antiga.
Nem preciso confessar-lhe que essas obras de inigualável valor muito contribuíram para minhas aulas! E passei a encomendar ao Seu Romão, da Banca São José, seus exemplares, sem falhar uma semana! A minha hemeroteca com os artigos de Pinda Antiga tornou-se fonte de pesquisa dos meus alunos, citações em seus trabalhos e até questões de provas!
O que eu não poderia jamais imaginar, minha querida, é que no movimento das peças do “tabuleiro da vida”, eu mudaria de casa – escolhi viver em Pindamonhangaba –, e, nesta minha nova “casa”, mudaria de profissão! Também não poderia imaginar que a escrita estaria à minha espera, como um tesouro a ser desvelado, e que, no próximo movimento das peças do tabuleiro, reencontraria o meu sonho de juventude: ser jornalista e escritora.
Aqui, descobri a poesia existente nos quatro cantos desta Cidade Princesa e, quando eu menos esperava, em 2015, recebi o convite do Altair Fernandes para escrever uma coluna de crônicas no 2º jornal mais antigo do Estado de São Paulo e o 5º do Brasil: a Tribuna do Norte!!!
O título escolhido para este espaço – Nossa Terra, Nossa Gente – expressa exatamente como eu me sinto acolhida desde que aqui cheguei: filha do coração de nossa terra e irmã de nossa gente, de modo especial, dos colegas de profissão do seu prestigiado jornal.
Como colaboradora, pude constatar que, desde a sua fundação -11 de junho de 1882 -, um seleto grupo de homens e mulheres presidiu com afinco o jornal mais antigo de Pindamonhangaba, diagramou seus exemplares, publicou notícias, reportagens, anúncios, entrevistas, crônicas, poesias, registrando o dia a dia e a história da nossa cidade!
Ao ser criada a Fundação Dr. João Romeiro, órgão mantenedor da Tribuna do Norte, outros renomados profissionais da imprensa têm lhe presidido com mãos de gigantes – Luiz Salgado Ribeiro, Francisco Piorino Filho, Aércio Muassab, Jucélia Batista Ferreira, entre outros – e, junto à dedicados jornalistas e funcionários, vêm garantindo a excelência de um trabalho de equipe e a modernização do jornal.
Da impressão dos seus primeiros exemplares realizada em máquinas Lynotipe (1882 – 1997) e Offset (1997 – 2002) à impressão digital (desde 2003), os avanços tecnológicos foram surpreendentes! E a precursora Tribuna do Norte de Pindamonhangaba soube acompanhar as novas exigências do mercado editorial, publicando, além das edições físicas, sua versão on-line: http://jornaltribunadonorte.com.br.
Neste mais de um século de sua existência, muitos têm sido os desafios de mantê-la em circulação, de modo especial, neste tempo de pandemia: a redução dos funcionários trabalhando de forma presencial, e o fechamento de bancas e de outros espaços ‘não essenciais’ onde há a circulação da sua versão impressa; além disso, em decorrência do isolamento social imposto à população, tornou-se imperativo conquistar diferentes espaços nas mídias digitais – internet, redes sociais, podcasts – para atrair leitores e atender a uma nova modalidade de assinantes, os virtuais.
Diante de tais desafios, é admirável como a nossa Tribuna do Norte tem se reinventado! E nessa sua profícua reinvenção reside o segredo de seu longevo sucesso: adequar-se às novas tecnologias sem perder a identidade histórica, cultural e social evidenciada em Pindamonhangaba, no Estado de São Paulo e no Brasil.
Por isso, neste 11 de junho, nossa terra e nossa gente celebram com júbilo o seu 139º aniversário! Quanta história! Quantas edições!!! Quantas informações contidas em suas páginas, amada Tribuna!!! Que nas próximas casas do “tabuleiro da vida”, você possa sempre contar com as jogadas brilhantes de seus profissionais, mantendo-se soberana, rainha que é, no jogo da imprensa brasileira.

Meu grande abraço, Juraci