Cartório Eleitoral cadastra mesários voluntários para Eleições 2018

Moradores podem se inscrever para voluntariado durante votação em Pindamonhangaba

Colaborou com o
texto: Dayane Gomes

Desde 2004, a Justiça Eleitoral executa o programa “Mesário Voluntário” com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos. Neste ano, os munícipes interessados devem preencher um cadastro no site http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/mesario/ficha-de-inscricao ou procurar o Cartório da 090ª Zona Eleitoral presencialmente ou por contato telefônico até as vésperas das Eleições 2018.
O mesário é o cidadão que compõe as mesas receptoras de votos e de justificativas, participando da fiscalização no dia das eleições. Em 2016, O Estado de São Paulo contou com 390.085 mesários, incluindo 124.827 voluntários. Ou seja, a participação espontânea correspondeu a 32% da mão de obra da última campanha eleitoral.
Para se candidatar a mesário voluntário nas Eleições 2018 é necessário seguir os critérios: ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral, com exceção de candidatos a cargos políticos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo e funcionários do serviço eleitoral.
Em Pindamonhangaba, o recebimento de inscrições tem previsão de continuar até o dia 6 de outubro, nas vésperas das Eleições 2018. Sendo que, os candidatos serão escolhidos pelo juiz eleitoral e receberão treinamento. Além do mais, o serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia de convocação e também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.
O Cartório da 090ª Zona Eleitoral fica na rua Francisco Glicério, 418 – Jardim Boa Vista. O contato telefônico pode ser feito pelo número (12) 3642-8544 de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

  • O Cartório Eleitoral de Pinda fica na rua Francisco Glicério, 418 - Jardim Boa Vista