Cartórios do Vale do Paraíba iniciam validação de documentos para utilização no exterior

Validar documentos para a obtenção de dupla cidadania e para estudar no exterior está mais fácil para a população do Vale do Paraíba. Os cartórios autorizados da região já iniciaram o trabalho de legalização de documentos – conhecido como apostilamento-, que confere autenticidade aos documentos emitidos pelo Brasil para que tenham validade no exterior.
O 1º Cartório de Notas de São José do Campos, por exemplo, realizou no dia 6 deste mês, o primeiro ato de apostilamento da cidade. Os primeiros documentos apostilados foram uma certidão de casamento, uma tradução juramentada da certidão de casamento e uma certidão de nascimento. Os documentos eram destinados a Portugal, Espanha e Itália.
Desde agosto de 2016, os Cartórios das capitais dos 27 Estados brasileiros já realizam o processamento destes documentos. O sucesso da iniciativa possibilitou sua expansão para os cartórios do interior. No Estado de São Paulo apenas um único posto do órgão, localizado na capital paulista, realizava a validação.
Entre os principais documentos que podem ser legalizados em cartório para ter validade no exterior estão principalmente aqueles relacionados à obtenção de dupla cidadania, como as certidões de nascimento, casamento e óbito, além de diplomas universitários, atestados de antecedentes criminais, procurações, escrituras, matrículas de imóveis, documentos pessoais e administrativos, declarações oficiais em documentos privados, reconhecimento de assinatura, contratos, entre outros.

Imagens: Divulgação