Casa Mix traz peça sobre Marx e bate-papo sobre produção de videoclipes

Espetáculo “Marx baixou em mim – uma comédia indignada” será apresentado nesta sexta-feira (14) e “Domingo na Casa Mix” tem programação variada

A Casa Mix preparou mais um fim de semana como uma série de atividades relacionadas à arte e à cultura. Nesta sexta-feira (14), a partir das 18 horas, acontece a apresentação da peça teatral “Marx baixou em mim – uma comédia indignada” (traduzida de “Marx in Soho”), com direção e interpretação de Jitman Vibranosvisk, do Rio de Janeiro. O ingresso será gratuito e, ao final, o ator passará um chapéu para contribuições voluntárias.
A peça foi escrita em 1999, por Howard Zinn – historiador, autor, professor, dramaturgo e ativista político –, nascido em Nova York, em 1922. A obra já foi apresentada em países como Estados Unidos, Austrália, Inglaterra, Suécia, Itália, México, Nova Zelândia, Portugal, Sérvia, Argentina, Costa Rica , Uruguai e Espanha.

Sinopse

Marx, no além, pede para descer à Terra porque está indignado e quer limpar seu nome. Deturparam suas ideias. Com o triunfo do capitalismo, a riqueza, como ele previu, está cada vez mais concentrada nas mãos de poucos. Na palestra que faz na terra, conta como foram difíceis os anos na Inglaterra, sem dinheiro, exilado no Soho, bairro pobre de Londres. Fala sobre sua família e seus amigos. Dois personagens o criticam. Bakunin, o anarquista, lhe diz: “o povo está se lixando para suas teorias, eles vão fazer a revolução a partir da barriga deles.” Jeny, sua mulher, completa: “esqueça seus leitores intelectuais, dirija-se aos trabalhadores. O capital é demasiado detalhado, demasiado grande, é pesado. Seus leitores vão dormir”.

Domingo na Casa Mix

No domingo (16), é dia de ”Domingo na Casa Mix”, que em mais uma edição traz um bate-papo sobre produção de videoclipes, dando ênfase ao trabalho independente de audiovisual no Vale do Paraíba e o quanto a qualidade desses trabalhos tem dado visibilidade nacional aos artistas da região. O ingresso para “Domingo na Casa Mix” tem um valor simbólico de R$ 5.
O bate-papo será realizado a partir das 16 horas, com Jean Furquim e Guilherme Midões, da equipe da Giramundofilmes, de São José dos Campos. Em seguida, haverá um pocket show com a “Sociedade dos Poetas livres”, formado por MCs, como Rato e Ralph de Taubaté, e os melhores freetyleiros – MCs que improvisam ao vivo as rimas – do Vale. O encerramento será com o grupo D’Origem, de São José dos Campos, grupo feminino e ativista de Rap.
A Casa Mix fica na avenida São João Bosco, 460 – Santana. Contatos pelo telefone 3642-2560.