Castolira recebe nova sede do Cras com festa

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, na sexta-feira (31), a cerimônia de inauguração do Cras – Centro de Referência de Assistência Social – Castolira, que fica na rua Regina Célia Pestana César, 276.
O evento foi aberto com o coral dos alunos do Lar São Judas Tadeu, apresentando a música “Desconecte”, emocionando a todos. Os alunos fazem parte dos serviços de “Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, da Prefeitura.
Implantado em 2005, inicialmente em uma sala da unidade de saúde, o Cras Castolira atualmente atende a 15 bairros, como Andrade, Morumbi, Maricá, Santa Cecília, Vila São Paulo, entre outros, somando 2.230 famílias cadastradas. A equipe é composta por duas assistentes sociais, Tatiane Santos e Luciene Aparecida Dantas, um psicólogo, André Itiê, e dois bolsistas de Pead, Jordano Bruno de Paula Garcia e Angela Daiana Salgado Moura.
O novo prédio foi cedido pela Secretaria de Habitação e recebeu reforma e adaptação por meio de empresa vencedora da licitação, via verba federal, realizando adequações para atender a equipe técnica e garantir um melhor acolhimento da população. Conta com duas salas de atendimento individual, uma sala mista para até 10 pessoas, dois banheiros, sendo um adaptado, copa e recepção.
De acordo com a secretária de Assistência Social da Prefeitura, Ana Paula Miranda, a nova estrutura oferecerá um local de atendimento qualificado às demandas e vulnerabilidades sociais aos munícipes referenciados. O evento contou ainda com a participação da supervisora técnica da Diretoria Regional de Assistência Social do Estado de São Paulo, Rose Raposo Erthal.
Para o prefeito Isael Domingues, a humanização no atendimento se estende a todos os setores da administração municipal, não somente à saúde. “A importância do Cras vai além do prédio. Procuramos atender a legalidade unindo com um espaço mais adequado tanto para que o trabalho técnico do Cras seja realizado em melhores condições, como para que a população que precisa desses serviços oferecidos, seja atendida com mais privacidade, conforto e dignidade”, afirmou.
No Cras Castolira são administrados e executados: o Serviço de Proteção Integral à Família (Paif); os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em parceria com as Organizações da Sociedade Civil, como Liceu Coração de Jesus / Salesianos e o Lar São Judas Tadeu. Outra parceria do Cras é com as organizações que recebem encaminhamentos para benefícios eventuais, como as cestas básicas. São elas: SOS, Fundo Social de Solidariedade e Oficinas Santa Rita.
No Cras, ainda são executados os programas e benefícios de transferência de renda como Bolsa Família, acompanhamento dos beneficiários em descumprimento de condicionalidade, Renda Mínima, Pead, Renda Cidadã e Ação Jovem. Além do benefício assistencial, BCP, conhecido como Loas.

  • Cerimônia de inauguração foi na sexta-feira (31)