Castração de cães e gatos é sucesso em Moreira César

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
No último fim de semana, o Distrito de Moreira César recebeu a castração de cães e gatos gratuita promovida pela Prefeitura de Pindamonhangaba. De acordo com o Departamento de Proteção de Riscos e Agravos à Saúde, mais de 300 animais foram castrados durante a ação.
A atividade, que durou o fim de semana, na Praça do Cisas, contou com uma equipe especializada com 18 pessoas, entre elas farmacêuticos, veterinários e auxiliares. Os donos dos animais puderam conferir através de vídeo informativo as fases da castração. Além da castração, foram colocados em todos os animais um microchip para que em caso de desaparecimento, o pet possa ser encontrado. Após a cirurgia, considerada simples, os animaizinhos puderam contar, com uma área de repouso e recuperação da anestesia antes de receberem alta, aguardando por cerca de 30 minutos.
Segundo o diretor do Departamento de Proteção de Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, o serviço de castração é destinado a cães e a gatos e tem como objetivo a identificação e controle populacional dos animais, sendo que as inscrições realizadas anteriormente e o procedimento não tiveram custos aos munícipes.
Esta é a segunda vez que ocorre a castração na cidade, a primeira foi no bairro Araretama. Ao todo, já são aproximadamente 700 animais castrados gratuitamente pela Prefeitura. Os próximos bairros serão atendidos a partir de janeiro, no total de 1.400 castrações.

  • Trabalho foi feito por equipe especializada, que atendeu mais de 300 animais