Castrações realizadas pela Prefeitura identificam cadelas com infecção uterina

O programa de castrações executado pelo Centro de Proteção e Atendimento Animal (Cepatas) da Prefeitura de Pindamonhangaba está sendo um grande sucesso. Até o momento 140 cachorras já foram castradas evitando crias indesejáveis e aumento do abandono.
Além desse benefício, a ação também está salvando a vida dos nossos animais. Do total de cadelas castradas, dez foram identificadas com infecção no útero. “Esse trabalho de castração é muito importante pois a infecção identificada poderia levar o animal à morte”, afirmou a veterinária do Cepatas, Fernanda Mussi.
Segundo ela a principal causa da infecção uterina são injeções que alguns proprietários aplicam nas fêmeas para evitar o cio. “Alertamos quanto ao risco dessas injeções pois às vezes o tutor do animal não imagina a gravidade dessa ação. Reforçamos que o método mais indicado e saudável é a castração”, afirmou Fernanda.
As castrações para cães e gatos realizadas pela Prefeitura vêm sendo realizadas por região específica a cada mês. O programa já beneficiou a região do Goiabal e atualmente está atendendo a área do Ribeirão Grande, beneficiando também a população da Cruz Grande e Bom Sucesso. Até o final do ano a expectativa é realizar a castração de mil animais.
Em breve, a Prefeitura irá divulgar a próxima região que será contemplada. Para se inscrever o interessado deve apresentar: CPF, comprovante de endereço e cartão do Cadastro Único, pois será dada prioridade para famílias de baixa renda. Serão atendidos 2 animais por residência incluindo felino e priorizando fêmeas. No momento da inscrição, o tutor do animal receberá o dia, horário e cuidados pré-cirúrgicos.
“Todos os animais castrados pelo programa da Prefeitura serão microchipados. Isso significa que os animais serão monitorados através uma plataforma doada para a Prefeitura pela My Track Pet. É como se fosse o ‘gps dos cachorros’, em que o microchip está atrelado ao CPF do tutor. Assim, com o microchip, a Prefeitura tem condições de monitorar esse animal: se ele se perder, teremos mais chances de localiza-lo ou, se por alguma razão esse animal sofreu maus tratos ou foi abandonado, nós também vamos localizar o tutor responsável”, explicou a veterinária Fernanda Mussi.

  • Créditos da imagem: Divulgação