Celebrações a São Judas Tadeu começam hoje

A tradicional novena que antecede a festa em homenagem a São Judas Tadeu começa nesta sexta-feira (21). O tema deste ano é o ‘Desafios Atuais do Relacionamento Humano’, pois, de acordo com o frei Laércio, coordenador do Lar e Igreja São Judas Tadeu: “o homem vem perdendo a capacidade de se relacionar”.
Segundo o frei, a festa, além do cunho religioso, possui o lado social, pois o evento é familiar, destinado a todos, tanto cristão como para a população em geral. “É uma forma de arrecadar fundos, com os quais a instituição se mantém e auxilia os projetos sociais direcionados às crianças”, acrescenta.
Um dos meios para a arrecadação de fundos à entidade é a gastronomia, com diversas opções como massas, panzzeroti, sanduiches, truta, traíra, churrasco, panqueca, comida mineira, bolinho de bacalhau, pastel, doces, nas barracas instaladas no local além dos artesanatos.
A novidade deste ano é que a procissão realizada anualmente no dia 28 será mudada para o último dia de festa, domingo, dia 30. (confira a programação ao lado).
O Santo
Milhares de pessoas homenagearão São Judas Tadeu, que tem o dia comemorado em 28 de outubro. O apóstolo de Jesus escreveu a menor carta do Novo Testamento a “Carta de Judas”, alertando aos frequentadores da igreja sobre os falsos profetas.
Ele é conhecido como o advogado das causas perdidas ou difíceis de serem resolvidas, devido relatos de diversas pessoas ao redor do mundo, que tiveram seus pedidos por ele atendidos.
São Judas Tadeu é representado segurando um machado, essa é uma referência a maneira que foi morto.
Oração
São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor é causa de serdes esquecido por muitos, mas a Santa Igreja honra-vos e invoca-vos universalmente como padroeiro de casos desesperados, sem remédio. Intercedei por mim que sou tão miserável pondo em prática, eu vo-lo rogo, o privilégio particular que vos é concedido a fim de trazer ajuda pronta e visível onde isso é quase impossível. Vinde valer-me nessa grande necessidade para que eu possa receber as consolações e socorros do Céu em todas as minhas aflições, necessidades e sofrimentos, particularmente (aqui dizer a graça que deseja obter) e que possa bendizer a Deus convosco e todos os eleitos por toda a eternidade. Eu vos prometo, bem aventurado São Judas Tadeu, ter sempre presente esta grande graça e não cessar de honra-vos, como meu especial e poderoso Padroeiro e farei quanto possa para espalhar a devoção para convosco. Amém.
São Judas Tadeu, rogai por nós e por todos os que vos honram e vos invocam.
Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-maria e um Glória ao Pai.

Programação
21/10 – sexta-feira
19h – Missa – Coral Cefas – com padre Tequinho
Show: Ronaldo Baracho e Murilo Galdino

22/10 – sábado
19h – Missa – Ministério Unção Maior
Show: Rafinha Acústico

23/10 – domingo
19h – Missa sertaneja – Frei Laércio
Show: Wagner Muzak

24/10 – segunda-feira
19h – Missa – Padre Celso
Coral Santa Terezinha

25/10 – terça-feira
19h – Missa – Bispo Dom Carmo
Coral Joãozinho

26/10 – quarta-feira
19h – Missa – Padre Tiquinho
Jô e Serginho

27/10 – quinta-feira
19h – Missa – Padre Marcos
Paula

28/10 – sexta-feira
19h – Missa São Judas – Frei Laércio
Grupo do Davi Show Bola Gold

29/10 – sábado
19h – Missa das Crianças – Frei Diego e Pastorzinho de Fátima
Show: Dedos e Línguas

30/10 – domingo
12h – Almoço Festivo
18h – Procissão
19h – Missa Afro – Frei Laércio e Comunidade Negra de Lorena
Show: Gustavo e Gabriel

Entrada franca todos os dias

Imagens: Divulgação
  • Imagem de São Juda Tadeu
  • Praça de alimentação instalada na quadra coberta do Lar
  • Frei Laércio e Frei Diego durante celebração de missa