Censo completo quer apresentar diversidade nas redações do País

O censo que busca dimensionar o Perfil Racial da Imprensa Brasileira começou.
Os mais de 61 mil jornalistas em atividade no País já foram convidados, por e-mail, a responderem a pesquisa que tem 13 questões e leva cinco minutos para ser respondida.
A iniciativa é da newsletter Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas, em parceria com o Instituto Corda – Rede de Pesquisas e Projetos e I’Max, e conta com o apoio institucional da ABI (Associação Brasileira de Imprensa); Ajor (Associação de Jornalismo Digital); Aner (Associação Nacional dos Editores de Revista), ANJ (Associação Nacional de Jornais); Jeduca (Associação dos Jornalistas de Educação); Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo); Rede de Jornalistas Pretos e Universidade Zumbi dos Palmares. Conta ainda com o patrocínio da ADM.
O objetivo do estudo é medir a presença de todas as raças no Jornalismo brasileiro com vistas a permitir, a partir desse conhecimento, o planejamento e a implementação de políticas afirmativas de diversidade e inclusão nas redações jornalísticas. Uma maior diversidade no jornalismo o tornará mais inclusivo e menos preconceituoso, e distorções que ainda são muito comuns, sobretudo em relação aos negros, muito pouco representados tanto quantitativa quanto qualitativamente nas redações, poderão, de fato, começar a ser combatidas.
Para estimular uma participação expressiva dos 61 mil jornalistas brasileiros em atividades nas redações, o censo está realizando uma campanha de estímulo com depoimentos de jornalistas e outras personalidades da sociedade brasileira, como os jornalistas Pedro Bial, Juca Kfouri, Roberto D’Ávila, Flávia Oliveira, Flávia Lima e Wanderley Nogueira, os escritores Laurentino Gomes e Antônio Torres, o maestro João Carlos Martins, a empresária Luiza Trajano, o economista e ex-ministro Maílson da Nóbrega, o ator Paulo Betti, o jornalista e também ex-ministro Miguel Jorge, entre outros.
Todos eles apoiam a campanha e recomendam os jornalistas brasileiros a participarem do censo, pela relevância de se conhecer o Perfil Racial da Imprensa Brasileira e, com isso, contribuir para a diversidade nas redações, para um jornalismo mais plural e equânime, e para o fortalecimento da Democracia e da Liberdade.
Para participar, acesse: https://perfilracial.portaldosjornalistas.com.br/pesquisa