Cerca de 500 famílias recebem sistema de aquecimento solar para o chuveiro

Moradores de Moreira César, em Pindamonhangaba, receberão gratuitamente equipamentos para banhos mais econômicos, além de um kit de lâmpadas LED

Pindamonhangaba foi contemplada pelo projeto “Boa Energia Solar”, da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, que tem por objetivo a utilização eficiente da energia elétrica, por meio da implantação de um sistema de aquecimento solar para o banho. Cerca de 500 Famílias serão beneficiadas. O programa será lançado oficialmente nesta quinta-feira (26).
A ação é fruto da parceria da EDP com a Prefeitura de Pindamonhangaba. Serão beneficiadas famílias do conjunto habitacional Residencial Liberdade 3, no bairro Moreira Cesar, que também receberão um kit de lâmpadas LED, mais eficientes e de maior durabilidade. Estas iniciativas permitirão que os moradores utilizem a energia de forma mais racional e, consequentemente, traga economia na conta de luz.
Na maioria das residências, o chuveiro elétrico é o campeão de consumo de energia elétrica. Para se ter ideia, o equipamento pode representar mais de 30% do valor total da fatura das famílias. Pensando disso, a EDP realiza o projeto Boa Energia Solar, que prevê a substituição dos chuveiros elétricos por sistema de aquecimento solar (placas coletoras, reservatórios, chuveiros inteligentes e toda infraestrutura necessária).
“Com a implantação do projeto, a EDP visa combater o desperdício de energia elétrica e contribuir para a redução das contas de luz das famílias beneficiadas, além de diminuir a emissão de CO² e o aquecimento global”, ressalta Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP. Em 2017, mais de 300 famílias foram atendidas pelo programa na cidade.

Evento de lançamento
para a comunidade

A Distribuidora realizará nesta quinta-feira (26), das 18 às 22 horas, um evento de lançamento do projeto com a comunidade, na Associação de Convivência dos Idosos de Moreira César (ruas dos Cravos, 240).
Com atividades abertas ao público, haverá palestras aos adultos e ações lúdicas para as crianças com a temática do melhor uso da energia elétrica. Os moradores também terão oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a conta de luz e a Tarifa Social, que pode proporcionar desconto de até 65% na fatura, dicas de segurança e orientação para o uso eficiente.
As iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética – PEE da Distribuidora e são reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANELL).

  • Os primeiros contemplados foram os moradores do Azeredo e Vale do Sol, em março de 2017