CEU das Artes recebe lançamento de livro infantojuvenil

O livro “Pindamonhangaba – A Cidade da Gente”, teve seu lançamento oficial realizado na sexta-feira (20), no CEU das Artes, em Moreira César, durante a Virada da Educação. A obra traz lugares, personagens e tradições que contam a história do município e são apresentados como um grande roteiro para conhecer os encantos locais.
O projeto, realizado pela Editora Olhares em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi patrocinado pela Novelis, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e produzido a partir da interação com professores e alunos da Rede Municipal de Ensino, que definiram os temas a serem tratados e produziram redações sobre cada um deles. Assinada pelo escritor José Santos, a obra também contou com uma plataforma virtual de colaboração, divulgada nas demais escolas da cidade para professores e alunos.
Coordenador da pesquisa e autor do texto, José Santos já publicou dezenas de livros infantojuvenis. Ele visitou as escolas para realizar atividades com estudantes e professores, tanto de incentivo ao livro e à leitura, como também de memória. Por sua vez, a ilustradora Nara Isoda fez dezenas de ilustrações exclusivas para o livro, retratando de forma criativa cada assunto tratado.
O evento contou com a presença do prefeito Isael Domingues, do secretário de Educação e Cultura Professor Júlio Valle, e representantes da Novelis – que abriga em Pindamonhangaba o maior centro de reciclagem e laminação da América do Sul. Professores recitaram um poema em homenagem à “farofa de içá” e os alunos participantes do projeto fizeram uma sessão de autógrafos, ao lado do autor.
A coleção “A Cidade da Gente” já passou por outras seis cidades, do Maranhão ao Rio Grande do Sul, investigando a história e o cotidiano de pequenas e médias cidades brasileiras com apoio das crianças de escolas públicas locais. O volume de Pindamonhangaba conta com 2.600 exemplares, doados à cidade.

  • Uma obra elaborada “à quatro mãos”