Editorial : Chuvas de verão: cuidado e respeito à natureza

Na edição de hoje trazemos algumas notícias sobre chuvas fortes e sobre queda de barreiras em algumas localidades do município de Pindamonhangaba.

Embora não sejam assuntos que gostaríamos de noticiar, é sempre importante a população ter conhecimento sobre as ocorrências, principalmente, àquelas ligadas a eventos naturais e ao mal tempo – para que consiga se precaver.

Sabemos que o verão é uma das estações mais aguardadas pelas pessoas, porque traz a presença forte do sol e remete às férias; passeio; praia e descanso. Contudo, também é neste período que as chuvas intensas costumam chegar.

A chuva alivia o calor e rega a terra para fecundação; enche os reservatórios e traz uma infinidade de benefícios aos seres vivos. Por outro lado, as chuvas fortes podem causar muitos estragos, se não nos atentarmos para dicas básicas a serem seguidas neste período do ano.

Ter um guarda-chuva à mão e usar roupas e sapatos adequados é um dos primeiros passos; mas a lista é grande: evitar pisar em poças de água – que podem acumular lixo e até trazer doenças –; no volante, dirigir devagar e de acordo com a velocidade da via; procurando manter as mãos no volante o tempo todo. Em praias ou rios, buscar um local coberto e seguro, pois chuvas costumam vir acompanhadas por raios; entre outras recomendações.

Também é extremamente importante que nós, sob hipótese alguma, joguemos lixo nas vias e em locais inadequados porque estes materiais tendem a entupir bueiros e boca de lobo e ocasionar enchentes.

No caso de urgência e emergência contatar a Defesa Civil também é uma forma de evitar problemas mais graves.

Redobrar a atenção, seguir cuidados básicos e respeitar a natureza e seus cursos faz parte da cidadania. Passe adiante!