Cia. Tesperiana vence Festival Estudantil de Teatro

A Cia. Tesperiana de Teatro, de Pindamonhangaba, foi a mais premiada do Festival Sesi de Teatro Estudantil, que aconteceu em Sorocaba. A premiação foi no sábado (2) e a companhia de Pinda concorreu com outros nove grupos de todo o estado, com a montagem “Alice no Subterrâneo”.
Ao todo, a Tesperiana conquistou seis premiações: Melhor Cenografia, Melhor Iluminação, Melhor Figurino, Melhor Atriz (Natália Mendrot), Melhor Ator Coadjuvante (Jonas Caetano), Melhor Direção (Renan Teixeira), Melhor Espetáculo (Opinião Popular) e o principal prêmio do festival: Melhor Espetáculo Adulto 2017.
A companhia também recebeu indicações aos prêmios de Melhor Maquiagem, Melhor Sonoplastia, Ator Revelação (Lucas Caetano), Melhor Atriz Coadjuvante (Larissa do Carmo) e Melhor Ator (Erisson Almeida).
A Cia. Tesperiana é resultado de um projeto financiado pelo Ministério da Cultura através do Instituto IA3. Os jovens iniciaram as atividades em 2015 e “Alice no Subterrâneo” é a conclusão da iniciativa.
O grupo se apresentou no dia 13 de agosto e emocionou o público. “É impressionante a potência e o alcance que tem o trabalho dos alunos, mérito único de muita dedicação. E só tenho a agradecer a oportunidade que esses jovens me dão todos os dias em sermos companheiros nessa caminhada”, diz, emocionado, o diretor do grupo Renan Teixeira. “O tema é de um peso que nem a fantasia da fábula Alice é capaz de salvar. A crueza e o horror ali retratados fazem parte do nosso propósito de não velar as cortinas do mundo, não esconder dos expectadores e muito menos dos nossos alunos-atores que já estão imersos em realidades que nunca os pouparam de nada”, afirma a professora Maíra Fróis.
A história deste grupo, formado por jovens do bairro Feital, tem emocionado o público por onde passa. Eles já somam 18 prêmios, recebidos em dois festivais de teatro, e aguardam resultados de curadoria de outros quatro festivais que acontecerão ainda este ano.
Também já comemoram a aprovação do espetáculo no Festival de Teatro Estudantil do Rio Grande do Sul, que acontecerá em novembro. O diretor destaca que a meta do próximo ano é a participação dos alunos no “Festival Internacional de Teatro Jovem” que acontece em Buenos Aires, Argentina.
Ficha Técnica :

Diretor Geral: Renan Teixeira
Professores: Maíra Fróis, Alberto Santiago, Raíssa Pitanga, Wesley Silva e Ynara Oliveira
Roteiro: Maíra Fróis
Dramaturgia: Alberto Santiago
Preparação Corporal: Ynara Oliveira
Preparação Vocal: Wesley Silva
Maquiagem: Wesley Gustavo
Maquiadora: Laresa Pasinkevicius
Cenografia: Maíra Fróis
Cenotecnicos: José Teixeira e Edvaldo Teixeira
Iluminação: Alberto Santiago
Sonoplastia: Renan Teixeira, Maíra Fróis e Raissa Pitanga
Figurino: Renan Teixeira e Maíra Fróis

Elenco:

Natalia Mendrot
Matheus Santos
Lucas Caetano
Jonas Caetano
Kathleen Lais
Gabriely Vitória
Larissa do Carmo
Caroline Santos
Erisson Almeida
Manoel Netto
Murilo Belvedereze
Julia Foroni
Kauê Rehem
Ellen Fernanda
Eduarda Lima
Iorrane Rodrigues

  • Natalia Mendrot foi escolhida como Melhor Atriz do festival
  • “Alice no Subterrâneo” foi apresentada no dia 13 de agosto
  • O espetáculo emocionou o público do festival
  • A Cia. Tesperiana ao lado dos integrantes do grupo Sarapós de Teatro