Ciclismo feminino abre temporada 2019 no “Tour do Uruguai”

As meninas da equipe de ciclismo de Pindamonhangaba [Funvic/Gelog/Semelp] darão o start na temporada 2019 com um compromisso internacional. Entre os dias 17 e 20 de janeiro, elas estarão na disputa da 3ª edição do “Tour Feminino do Uruguai”, competição que contará com ciclistas de quatro países.
A equipe será composta por Luciene Silva, Tatielle Valadares, Larissa Castelari e Camila Tavares. Karol Meyer também fará parte do grupo que estará no Uruguai.
“Nossas meninas fizeram um ótimo treinamento e esperamos fazer uma boa prova, nesse primeiro desafio representando Pindamonhangaba”, afirma o diretor da equipe Benedito Tadeu Azevedo Júnior, o Kid, que conclui: “É um orgulho muito grande voltar a defender as cores de Pindamonhangaba, minha terra natal. Aqui, tudo começou lá atrás e, depois de alguns anos defendendo outra cidade, retornamos, graças ao apoio e a confiança da prefeitura, na pessoa do prefeito Isael Domingues, da Semelp (Secretaria de Esportes e Lazer), da Câmara de Vereadores e também da Funvic (Fundação Universitária Cristã), a quem agradeço imensidade. Queremos retribuir com vitórias e, claro, acima de tudo, mostrar a importância do esporte para todos, principalmente para nossas crianças”.
Para Luciene Silva, que pela primeira vez disputará a prova uruguaia, a expectativa é um misto de ansiedade com desejo de fazer uma ótima competição. “Espero sentir tudo aquilo que vejo pelas transmissões das competições que há por lá, muita paixão e loucura pelo ciclismo, o que me encanta muito e, acima de tudo, fazer uma boa prova junto com minhas companheiras. Estamos preparadas fisicamente, mas com consciência de que não vai ser fácil, mas vamos dar tudo de nós para tentarmos conquistar vitórias”, enfatiza a ciclista.
A equipe de Pindamonhangaba recebeu um grande reforço para a temporada, com a chegada da atual campeã brasileira Sub 23 de Estrada e Crono, Larissa Castelari. A jovem, que é natural da vizinha Jacareí, chega para integrar o elenco feminino e ajudar na busca por títulos em 2019.
Outro destaque é Camila Tavares. Natural de Pindamonhangaba, ela foi vice-campeã por equipe dos Jogos Regionais em 2018 e ainda conquistou um quinto lugar nos Jogos Abertos do mesmo ano. “Estou muito animada. Será uma grande experiência pra mim, de muito aprendizado. É a primeira vez que participo de uma prova como essa”, afirma Camila.
“A Camila conquistou bons resultados defendendo Pindamonhangaba em 2018 e nada mais justo que fizesse parte do nosso elenco em 2019. É uma ciclista da cidade que continuará defendendo Pindamonhangaba e agora, com chances de disputar provas como essa [Tour Feminino do Uruguai]”, destaca Kid.
A 3ª edição do “Tour Feminino do Uruguai” terá seu início nesta quinta-feira (17), com quatro etapas de estrada e um contrarrelógio individual. No total, o pelotão percorrerá 354 km em quatro dias.