Ciclo formativo continua promovendo palestras para os educadores de Pinda

Colaborou com o texto
Jennifer Gonçalves
Nos dia 16 e 17, aconteceram mais duas palestras sobre assuntos pertinentes aos educadores, dando continuidade ao ciclo formativo, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura, em comemoração ao mês da Educação.
Na segunda-feira (16), no auditório da Faculdade Anhanguera, foi discutido o tema “Financiamento público da educação”. “Foi uma noite de reflexões, descobertas e aprendizado. Descobrimos o que é e qual o nosso papel, e principalmente que orçamento e dinheiro não são sinônimos. A palestrante Rose Nascimento acertou no alvo, agora compreendo muito melhor o tema”, afirmou a diretora pedagógica da prefeitura, Luciana Ferreira.
Já para a professora de educação infantil do Cmei Frei Reinaldo Niebog, Luciana Auxiliadora Fonseca Pinto, o tema tratado é muito importante para os educadores, pois esclarece e faz refletir sobre a gestão financeira e pública do município.  “Veio contribuir e fomentar a participação do educador na compreensão das decisões jurídicas e administrativas para o bom uso do dinheiro público. Nesse cenário, todo educador e a comunidade escolar atuam como colaborador e co-responsável pelas decisões e projetos de coletividade da construção da sociedade que se pretende construir. Uma sociedade justa, igualitária, solidária e democrática”, disse.
Jovens e Adultos – Já na terça-feira (17), no Palacete 10 de Julho, o tema foi “Educação de jovens e adultos: Uma educação inclusiva, uma educação acolhedora”, com a professora Silvia Telles, da USP. “A palestra promoveu o despertar de memórias afetivas, reflexões pertinentes sobre a alfabetização de jovens e adultos. Entre muitas provocações feitas pela palestrante, fiquei sensibilizada com o despertar da consciência, o toque no outro pela palavra bem colocada, fruto da experiência e do respeito com o ser humano”, ressaltou a diretora Luciana.
Próximas atividades – O último assunto que será abordado pelo ciclo formativo é “+ Meninas + Ciências + Matemática”, com Andréia Lunkes Conrado, no auditório da Faculdade Anhanguera, no dia 24, às 18h30.
Além do ciclo formativo, a comemoração do mês da Educação foi marcada também por uma mostra de filmes. A última exibição será no dia 25, às 19 horas, no Palacete 10 de Julho, com apresentação do documentário “Quando sinto que já sei”. A entrada é gratuita.

  • Os educadores se reuniram para discutir sobre o “Financiamento público da educação”