Editorial : Cidadania: passe adiante!

Um agradável local para convívio social! Um espaço revitalizado que um dia fora um “depósito de descarte irregular”… O endereço? Rua Felisbino de Almeida no bairro Crispim, em Pindamonhangaba.

Localizada na parte final do bairro, a área foi adotada pela comunidade que implantou um jardim, com plantas, canteiros e decoração com pneus coloridos – afastando aqueles que outrora sujavam o local.

Além do espaço de convivência, a ação permitiu também eliminar focos do mosquito da dengue e animais peçonhentos.

A iniciativa é resultado da parceria de diversos moradores dos arredores. Alguns, que moram no local há mais de 30 anos. De acordo com eles, a limpeza pública, por parte da prefeitura sempre acontecia; mas não tardava e o local já estava, novamente, cheio de lixo, de entulhos e de inservíveis.

Mas estes nobres moradores foram ‘além do lugar comum’ e comprovaram que cuidar da sua rua ou do seu bairro não é uma responsabilidade única do poder público. Eles puderam perceber, na prática, que com união, dedicação e zelo da comunidade, é possível transformar o “seu quintal” em um ambiente muito melhor!

A manutenção é realizada pela própria comunidade que, agarrada no sentimento de pertencimento, ‘briga pelo espaço limpo e organizado’.

A partir dessa melhoria, o espaço tornou-se um ambiente de convivência social – em que alunos de escolas do bairro realizam piquenique no local. Além disso, os moradores estão sempre por lá para ler um livro, apreciar a natureza e levar alimento para os pássaros – que também aproveitam o espaço em meio á área verde.

Que bela iniciativa. Que outras comunidades possam seguir este exemplo!