Editorial : Cidadania

A partir da próxima segunda-feira (28), estará disponível no site oficial da Prefeitura a segunda via do carnê de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – para impressão. O primeiro vencimento da parcela do tributo este ano será no dia 15 de março.

Na hora de pagar os impostos, muitas pessoas apenas se preocupam em calcular o quanto vai pesar no seu bolso. Mas saber para onde vai o valor desses tributos e como ele pode ser gasto é um primeiro passo para que a população possa fiscalizar e discutir a sua aplicação.

O IPTU é a mais importante fonte de renda para o Município. Quanto maior a arrecadação, maiores serão os benefícios para a população. Além do mais, tem a finalidade de promover a cidadania na medida em que alerta para a responsabilidade de todos os cidadãos no financiamento dos gastos públicos.

Portanto, a sustentabilidade da cidade só pode ser eficaz com o pagamento dos tributos, e nesse cenário, o IPTU é essencial para termos acesso ao serviço público de qualidade.

Devemos pagar e fiscalizar sua destinação, para assim contribuir com o desenvolvimento do município, e consequentemente assegurar que todo dinheiro arrecado seja revertido em obras e serviços para o povo.