Cidade inaugura Centro de Operações Integradas

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugura, nesta quinta-feira (26), o COI – Centro de Operações Integradas, do “Programa Pinda Inteligente” da Prefeitura. A cerimônia está marcada para as 16 horas e será realizada na praça Dr. Emílio Ribas, 112, bairro São Benedito.
O prédio do COI receberá o nome de Paulo Alves, ex-funcionário da Prefeitura, que foi vigia na Fazenda da Represa do Trabiju por mais de 20 anos. Nascido em 25 de janeiro de 1943 e falecido em 14 de maio de 2002.
Mesmo estando em fase de implantação desde julho do ano passado, o COI vem contribuindo para aumentar a segurança no município e elucidação de ocorrências de crimes em diversas regiões da cidade. Entre alguns dos casos estão a recuperação de um Fox prata roubado no bairro Parque São Domingos, a detenção de pichadores no centro, de estelionatários que aplicavam golpes em idosos em bancos, e a prisão por tráfico de drogas no Cidade Nova, entre outros.
Atualmente, o COI atua com 18 câmeras instaladas em diversos pontos do município: Moreira César, Araretama, Cidade Nova, principais rotatórias e região central, além do Parque da Cidade. A base operacional do COI, instalada na praça Dr. Emílio Ribas, conta com sala de gestão integrada – que receberá reuniões do Conselho de Segurança, da Polícia Militar, do Departamento de Trânsito e da Guarda Municipal, além de sala de monitoramento com toda a infraestrutura de segurança, como vidros blindados.
De acordo com informações do secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, José Sodário Viana, a próxima etapa do COI será utilizar o Sistema Detecta que, por meio de um software de computador, torna possível o reconhecimento de placas de veículos roubados, furtados ou utilizados em crimes. Essa implantação será realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Ainda dentro do Pinda Inteligente, também está em implantação a integração do sistema do COI com imagens de câmeras de segurança particulares, aumentando ainda mais a sua área de cobertura e atuação.

  • Mesmo antes de ser inaugurado COI já contribui para elucidação de ocorrências