Cidade recebe ações de incentivo à leitura

Colaborou com o text: Jennifer Gonçalves
***
A partir de segunda-feira (23), Pindamonhangaba receberá diversas ações de incentivos à leitura, promovidas pela Departamento de Cultura da Prefeitura e as unidades da Fatec e do Senac da cidade.
A biblioteca “Ver. Rômulo Campos D´Arace”, do Bosque, recebeu uma oficina de criação textual com Eva Andrade na última quinta-feira (19). Mas a oficina continua na Escola Estadual Ismênia Monteiro de Oliveira, no dia 26 de abril e dias 3 e 10 de maio.
Eva já foi avaliadora das redações do Enem, e agora trabalha com os jovens os fundamentos dos textos dissertativos e argumentativos e os possíveis temas que podem ser abordados no exame nacional.
A Fatec promove o “V Encontro de Leitores”, no dia 28 de abril, a partir das 9 horas. A programação conta com: café da manhã de recepção; palestra com Dr. Moacir José dos Santos, historiador, sobre a narrativa das histórias em quadrinhos; palestra com a booktuber Tatiane Felrin, do canal Tiny Little Thing; atividades especiais as crianças (contação de histórias e atividades lúdicas); distribuição de brindes; troca de livros.
Cristina Elisei, diretora da Fatec Pindamonhangaba, afirma que “a faculdade é um ambiente de efervescência cultural. O ‘V Encontro de Leitores’ é uma oportunidade de aproximar a Fatec Pinda da comunidade, em prol da valorização do hábito de leitura”.
O evento é totalmente gratuito e sem fins lucrativos, aberto à comunidade acadêmica e interessados em geral. Para inscrever-se, basta preencher o cadastro disponível em www.fatecpindamonhangaba.edu.br.
Já “3ª Semana Senac de Literatura” realizará uma variada programação, do dia 23 a 28 de abril, explorando filmes e séries inspirados em livros. Haverá troca de livros, exibição de filmes, jogos e oficinas.
“Os livros são a tradução em versão escrita do imaginário do autor. Diversas obras tornam-se passaportes mais acessíveis para viagens incríveis. Quando as histórias transcendem as páginas de uma obra literária e ganham as telas, a jornada fica ainda mais intensa”, afirma Ana Cláudia Galhardo Palma, gerente do Senac Pinda.
A participação na “Semana Senac de Leitura” é gratuita e algumas atividades contam com vagas limitadas. Para se inscrever acesse o portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura.
“É com felicidade que vemos outras instituições se unindo para fortalecer o hábito de leitura, e o município só tem a ganhar. É muito importante que as pessoas se conscientizem, por isso, procuramos incentivar as pessoas através de oficinas e atividades recativas, com muita interação, diversão e reflexão”, completou o diretor de Cultura da Prefeitura, Alcemir Palma.

  • Prefeitura, Fatec e Senac de Pinda estão se unindo para estimular através de ações o hábito da leitura no município