Cidade recebe “Casa do Alumínio”

Exposição gratuita e aberta ao público tem como objetivo mostrar como o metal está presente no cotidiano

Você já parou para pensar como o alumínio está presente no seu dia a dia? É com a missão de mostrar a importância desse metal na vida das pessoas que o projeto “Casa do Alumínio – uma experiência de arquitetura, arte e design” chega a Pindamonhangaba. A exposição permanece aberta à visitação pública e gratuita de 9 a 15 de outubro no Shopping Pátio Pinda.
Com uma área de 150 m2, a “Casa” é composta por espaços como quarto, copa, living, banho, varanda e garagem, que são preenchidos com o maior número de objetos que tenham o alumínio em sua composição, em mais de 50 aplicações distintas. A exposição tem entrada gratuita e os visitantes podem ampliar sua experiência por meio de conteúdos digitais disponibilizados em tablets. Assim, é possível conhecer mais sobre a história do alumínio e sua aplicação em segmentos estratégicos como transportes, embalagens, construção civil, utilidades domésticas, bem como na arte, arquitetura e design.
Sustentabilidade
O projeto é uma realização do Ministério da Cidadania, via Lei de Incentivo à Cultura e Usina Projetos, com produção da Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro, curadoria do CCAL (Centro Cultural do Alumínio) e chancela da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio). “A ‘Casa do Alumínio’ mostra como o metal está presente na nossa vida e é indispensável à sociedade contemporânea, seja pela versatilidade seja pelo caráter sustentável. O alumínio é 100% reciclável e pode ser infinitamente reutilizado sem jamais perder as suas características”, diz o presidente executivo da ABAL, Milton Rego. “Sustentabilidade, aliás, que está presente em toda a cadeia produtiva do metal. A começar pela mineração responsável da bauxita e sua transformação em alumínio, processo que segue práticas internacionais de preservação ambiental e de respeito ao homem”, reforça.
O lançamento da “Casa’ aconteceu em 2018 durante a “ExpoAlumínio’, em São Paulo, sendo montada logo em seguida na cidade de Alumínio (SP). Em 2019, Brasília (DF), São Luís (MA) e Belém (PA) já receberam a exposição. Após a passagem por Pindamonhangaba (SP), o projeto totalizará 6.750 km de viagem ao seu final.
“O alumínio é versátil e tem características únicas. A exposição traz à capital paraense toda a vanguarda das infinitas possibilidades do metal e chama a atenção para a presença dele no nosso dia a dia”, ressalta o diretor cultural da Casa do Alumínio, Flavio Enninger.