Cidade recebe projetos sociais apoiados pela Novelis

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
Pindamonhangaba sedia variadas atividades culturais e artísticas com amparo da empresa Novelis, empresa instalada no município e que tem especialidade em laminados e reciclagem de alumínio. Ao longo do ano, a programação envolve conteúdos de educação, cultura, segurança, cidadania e meio ambiente e acontecerá, principalmente, em espaços públicos.
No âmbito sociocultural, a cidade conta com dois polos do “Projeto Guri”, que oferece cursos de iniciação musical, luteria, canto coral e tecnologia em música. Além disso, o programa “Emcena Brasil” virá com a “Caravana Cultural Abaré 20 anos Emcena” para apresentar espetáculos com temas ligados à ciência, cultura popular e sustentabilidade em um container adaptado e transformado em palco de exibição para o público.
A difusão cultural também acompanhará o plano educacional com o projeto “Diverte Teatro Viajante”, idealizado e realizado pela “Ciência Divertida”. Esta atividade social levará às escolas municipais 20 espetáculos de teatro, com o tema “Reciclagem Divertida”. E duas propostas da “Evoluir”promoverão a capacitação de professores com práticas educativas por meio dos assuntos trabalhados na “Nau dos Mestres” e no “Baú das Artes”. Respectivamente, uma atividade tem o objetivo de implementar o ensino das ciências de forma lúdica e inovadora, ao passo que a outra quer “brincar, criar e aprender” de maneira multidisciplinar, tratando de questões transversais da didática escolar, como saúde, diversidade e entretenimento.
As intenções das ações sociais estão alinhadas com o “Novelis Comunidade”, o programa global de responsabilidade social da empresa, e por isso “com foco em educação, a Novelis segue investindo em iniciativas que apresentaram bons resultados nas escolas públicas nos últimos anos”, conforme foi divulgado junto à programação, que ainda englobará o “Projeto Gestão Solidária e Crescimento Consciente” em uma cooperativa de reciclagem de Pindamonhangaba. O empreendimento possui a finalidade de qualificar a gestão da corporação de catadores e melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores.