Cidade sedia oficina de saneamento ambiental

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai sediar a oficina do Puris-VP (Programa de Universalização Rural e Integração do Saneamento do Vale do Paraíba), dia 1° de junho, das 8 às 12 horas, no auditório municipal.

O programa está sendo desenvolvido pela Fundag (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola) com financiamento do Fehidro e visa construir um diagnóstico e plano de saneamento rural para os 39 municípios que compõem a UGHRI 2 (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul – trecho no Estado de São Paulo).

O público alvo da oficina participativa diagnóstica no município é a população das áreas rurais e isoladas. Para maior sucesso das ações previstas, é importante a participação dos gestores públicos, representantes do Programa Estratégia Saúde da Família, vereadores, representantes da sociedade civil, conselhos municipais e demais instituições ligadas ao meio ambiente.

O Puris visa a promover a compreensão de que os serviços de saneamento são indissociáveis à promoção da qualidade de vida da população e à proteção dos ambientes rurais. A iniciativa vai ao encontro do trabalho que o município tem desenvolvido na área nos últimos anos.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, explicou que “a oficina e os trabalhos desenvolvidos pelo PURIS têm a missão de elaborar um banco de dados e sistema de informação socioeconômico e ambiental de áreas isoladas e rurais. Com isso, será possível um levantamento para diagnóstico das áreas rurais do município e usar o conhecimento para futuras implantações de melhorais”.

Uma das formas de levantamento de dados é a análise de banco de informações, realização de oficinas participativas e visitas a campo.

Por meio das oficinas e das visitas, será possível ouvir os moradores sobre suas visões a respeito do saneamento de suas comunidades.

Convidamos os interessados no tema a participarem da oficina, contribuindo com as suas percepções sobre o saneamento na área rural em Pindamonhangaba”, completou a secretária de Meio Ambiente.

As oficinas participativas vão ocorrer entre junho e setembro. E as visitas técnicas vão ocorrer entre novembro de 2022 e março de 2023. O calendário completo está disponível no site www.purisvp.com.br.

  • Iniciativa vai ao encontro do trabalho que o município tem desenvolvido na área nos últimos anos