Editorial : Cidades inteligentes

Mais um avanço em Pindamonhangaba na área de Tecnologia: a prefeitura local firmou contrato inovador para integração e análise de dados para cidades inteligentes e soluções de mobilidade urbana.

A plataforma integra e processa dados para auxiliar a gestão pública com insights para a melhoria da administração e o direcionamento de políticas para a cidade.
O projeto contempla ainda a estratégia do município em atrair investidores privados e monitorar indicadores com o objetivo de obter certificação de Cidade Inteligente.
A iniciativa voltada à inovação pelo município com o uso da plataforma da Scipopulis foi iniciada há dois anos como projeto piloto, e resultou agora em um contrato de um ano de duração.

De acordo com o CEO da empresa, “como principais benefícios para a população, a Prefeitura busca ter dados mais claros sobre a cidade, que ajudarão no desenvolvimento socioeconômico do município. Ao longo do contrato, a população também terá acesso – a médio prazo –, das informações coletadas e analisadas pelo Plancity” – que integra, processa e apresenta dados coletados de diversas fontes em um painel customizado.

A tecnologia permite ao gestor público compreender com precisão todo o ecossistema urbano e, por consequência, como sua cidade funciona, oferecendo, ainda, uma visão de cada bairro ou rua a partir da análise de dados socioeconômicos, censo educacional, indicadores ODS e informações de mobilidade urbana.

O processo de transformação inteligente da cidade garante à população a oportunidade de desfrutar dos benefícios, maximizando o impacto dos investimentos públicos em prol das pessoas.

Para a prefeitura, “Pindamonhangaba conseguirá tomar as melhores decisões em benefício do cidadão. Um dos exemplos é identificar quais regiões do município demandam diferentes tipos de serviço e, com isso, a Administração poderá atrair novos investidores”.

Que esses projetos tragam mais e mais benefícios à população; dando visibilidade e transparência do papel do Poder Executivo sobre a cidade; e, que Pindamonhangaba posicione-se como uma cidade inovadora e inteligente!