Editorial : Cidades mais inteligentes e mais seguras

 

Em Pindamonhangaba, assim como muitas outras cidades do Brasil, as pessoas estão sempre esperando que o poder público tome medidas na área de segurança, buscando trazer mais tranquilidade às famílias. No município, uma das primeiras ações dentro desta demanda foi a implantação do COI (Centro de Operações Integradas), com câmeras de monitoramento.
O sistema, que faz parte do programa “Cidade Inteligente” da prefeitura, é utilizado exclusivamente em favor da segurança das pessoas e patrimonial, além de contribuir para a melhora da mobilidade urbana. Mesmo ainda em fase de implantação, o COI vem permitindo o aumento da segurança no município, contribuindo para a elucidação de diversas ocorrências de crimes em várias regiões da cidade.
Com 16 câmeras instaladas (até o momento), o COI atua em diversos pontos do município. Sendo em Moreira César, no Araretama, no bairro Cidade Nova, e nas principais rotatórias e região central.
Outra novidade do sistema será a utilização do sistema “Detecta” – que, por meio de um software de computador – torna possível o reconhecimento de placas de veículos roubados, furtados ou utilizados em crimes. Essa implantação será realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Junto com o retorno da Atividade Delegada, o COI é mais um recurso para aumentar a segurança na cidade e não um “instrumento para fabricar multas”. Às vezes, é preciso filtrar informações levianas e de má fé e querer ver a cidade crescer e se desenvolver como um município seguro, inteligente e sustentável.