Editorial : Ciência, religião e bom senso

Utilizar o sino que anuncia diversas situações para recordar a necessidade de intensificar os cuidados no combate ao coronavírus. Esse é o principal objetivo da ação que a Paróquia de São Vicente de Paulo realizará nesta sexta-feira (29).

Às 18 horas haverá um dobre fúnebre de sinos. Ao todo, cem badaladas no sino da Igreja Matriz do Distrito de Moreira César recordarão as mais de cem vítimas do coronavírus no município. De acordo com a instituição, os fiéis são convidados – de suas casas – a se unirem em oração, neste mesmo horário.

Além da homenagem dos sinos, as missas do fim de semana de toda região da paróquia serão rezadas em intenção da alma dos pindamonhangabenses vitimados pela pandemia. A intenção das orações também é homenagear todos os profissionais que atuam na linha de frente do combate a covid-19 na cidade.

A iniciativa acontece na semana em que Pindamonhangaba ultrapassou a marca de 100 mortes causadas por esta doença – que tem feito vítimas em todo o mundo.

Segundo o último balanço do consórcio nacional de veículos de imprensa, o Brasil contabilizou 9.000.485 casos e 220.237 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia. E, diante deste cenário, a igreja quer sensibilizar os fiéis a não se descuidarem, em momento algum, da proteção individual e coletiva.

A todos nós fica, mais uma vez, o alerta: é preciso ouvir a ciência; cumprir as recomendações dos órgãos competentes; se apegar a fé – para quem tem convicção dela –; e utilizar-se do bom senso, que não tem credo, raça, classe social ou idade. Precisamos ser cidadãos conscientes. Protegendo-nos e protegendo a quem amamos!