“Cine em Cena Brasil” leva entretenimento gratuito a Moreira César

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
No meio de uma praça, a grande tenda colorida com os dizeres “O cinema chegou até você” se destacava no cenário urbano banhado pela tarde ensolarada. A tenda por si só anunciava a atividade cultural pela qual as pessoas ao seu redor estavam aguardando: se tratava de uma sessão de um filme do projeto “Cine em Cena Brasil”.
O cinema itinerante de 225 lugares esteve no residencial Vale das Acácias, em Moreira César, na semana passada. Ao todo, 12 exibições dos filmes “Sing, Quem Canta Seus Males Espanta”, “Carros 3” e “Meu Malvado Favorito 3” aconteceram nos dias 26, 27 e 28 de março, nos períodos da manhã e de tarde.
Gratuitamente e sem restrição de idade, os moradores puderam aproveitar o ambiente que possui uma estrutura similar a uma sala de cinema convencional para assistir às animações internacionais. “Eu e minhas amigas, além de conferir o evento, viemos ver o filme também”, disse a aposentada, de 70 anos, Suely Santos Luciano, que é presidente da Associação de Apoio as Crianças e Idosos (AACI) do centro comunitário do bairro.
Esta iniciativa cultura é desenvolvida pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR. A sua vinda a Pindamonhangaba está atrelada ao patrocínio da CCR NovaDutra e ao apoio da prefeitura, por isso muitas escolas da cidade conduziram seus alunos até a tenda. Inclusive, a instituição disponibilizou três ônibus para o transporte das crianças.
Do bairro Mantiqueira, uma turma de 15 alunos do 1º ano da Escola Municipal Prof. Joaquim Pereira da Silva foi um dos grupos que chegou até o local com a condução cedida pela prefeitura. “Foi disponibilizado o ônibus para a gente, pois nós agendamos tudo direitinho. Até porque nosso bairro é distante daqui, então precisaria que viéssemos de ônibus mesmo”, confirmou a professora Letícia de Almeida Bastos.
A educadora Letícia, de 32 anos, ressaltou a importância de experiências como essas para os pequenos. “Acredito que seja um momento de descontração e de aproveitar essa oportunidade de lazer. Também é gostoso e diferente, fora que passear com os amigos é super legal”, salientou.

  • O cinema itinerante esteve durante três dias no residencial Vale das Acácias, no Distrito