Circo social estreia no Araretama

Colaborou com o texto: Jennifer Gonçalves
***
O Circo Odscea (Organização para o Desenvolvimento Social, Cultural e Econômico Associados) estreia no Aratetama neste fim de semana, dia 22, 23 e 24, e apresentará atrações gratuita para as crianças.
A primeira sessão acontece na sexta-feira (22) às 20h30, já sábado (23) e domingo (24), o show será às 18h30 e 20h30. Entre as atrações estão personagens vivos, mágico, palhaço, e muita diversão para a criançada.
O conceito de circo social se baseia em atividades que utilizam o espaço lúdico do circo de forma pedagógica, desenvolvendo a cidadania dos participantes. Além de ensinar a história do circo buscando preservar memórias e oferecer a comunidade acesso à cultura de qualidade, gratuitamente.
“Nós utilizamos a milenar cultura do circo para desenvolver a cidadania. Pretendemos oferecer oficinas e cursos profissionalizantes de mágico, palhaço e monitor de festas, e futuramente o espectador poderá virar o espetáculo”, afirma o presidente da Odscea, Lauro Jacob.
Além das oficinas e cursos, Lauro explica que o circo tem toda a estrutura e documentação necessárias para se tornar itinerante, sendo necessário apenas o apoio de pessoas que acreditem nesta ideia.
“Eu acredito que o circo é uma forma de entretenimento saudável, seguro e extremamente popular. Ele ensina superação, pois todas as pessoas que estão se apresentando estão se superando a todo momento. Não podemos deixar essa cultura morrer, principalmente a do circo tradicional. Além disso buscamos apresentar mensagens positivas para as crianças, baseado em princípios cristãos”, comenta.
Contando já com 2 anos e meio de existência a organização (Odscea), desde a sua criação vem promovendo diversos projetos sociais no bairro Araretama, como a Feira Social e o Repórter Solidário.
O Circo Social Odscea “Um trampolim para a cidadania” tem o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba e do Fundo Social de Solidariedade.
O circo tem capacidade para 120 lugares e está localizado ao lado do Posto 2 no Araretama. Lembrando que todas as cinco sessões serão gratuitas.